PAULO FREIRE: LEITOR DA PALAVRAMUNDO
Abstract
Discute-se neste artigo o ato de ler. Não qualquer ato de ler e tampouco de um leitor comum, entretanto o ato de ler do educador Paulo Freire, considerado o teórico da pedagogia da libertação. Aqui, há uma imersão da pesquisadora na relação texto-leitor, com especificidade nas idéias freireanas. A autora parte de um problema-chave: é Paulo Freire um teórico cujo pensamento não tem bases científicas? Na tentativa de dar resposta à pergunta a pesquisadora em tela percorreu algumas obras do pensador pernambucano, utilizando como metodologia a análise de discurso foucaultiana. A conclusão a que se chegou é a seguinte: Paulo Freire é o leitor da palavramundo e como tal fundamentou seu pensamento em grandes nomes do pensamento ocidental europeu e superou tais pensadores como Marx, Engels, Fromm, Lukács e outros.Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).