Formação contínua de professores portugueses no contexto do ensino-aprendizagem da expressão escrita: estudo preliminar

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp220-245

Abstract

Pretendemos divulgar resultados de um estudo exploratório sobre como professores organizam o ensino da escrita. O estudo é qualitativo, baseado em observação de aulas e análise de material didático de dois professores de Português do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Um dos professores frequentou uma ação de formação contínua sobre didática da escrita, em 2019/2020. O quadro teórico é composto pelos estudos de Hayes e Flower (1981), Cassany (1989, 1995, 1999), Geraldi (1997), Marcuschi (2010), Fuzer (2012), Pinto (2014), entre outros. Embora limitados, os dados permitem sustentar questões de uma investigação futura mais ampla sobre práticas de ensino-aprendizagem da escrita. Permitem ainda identificar dimensões da didática da escrita que deverão ser reforçadas em tal prática.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Rosângela Oliveira Cruz Pimenta, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora Adjunta do Centro de Educação da área de Linguagem, da Universidade Federal de Alagoas.

Sónia Valente Rodrigues, Universidade do Porto (UP)

Concluiu o(a) Doutoramento em Linguística em 2008 pelo(a) Universidade do Porto, Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva em 1998 pelo(a) Universidade do Porto e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - variante Estudos Portugueses em 1994 pelo(a) Universidade do Porto. É Professor Auxiliar no(a) Universidade do Porto Centro de Linguística, Professor Auxiliar no(a) Universidade do Porto e Professor Auxiliar no(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras

Pubblicato

2020-12-10

Come citare

PIMENTA, Rosângela Oliveira Cruz; RODRIGUES, Sónia Valente. Formação contínua de professores portugueses no contexto do ensino-aprendizagem da expressão escrita: estudo preliminar. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 220–245, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp220-245. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10115. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i