Formação contínua de professores portugueses no contexto do ensino-aprendizagem da expressão escrita: estudo preliminar
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp220-245Abstract
Pretendemos divulgar resultados de um estudo exploratório sobre como professores organizam o ensino da escrita. O estudo é qualitativo, baseado em observação de aulas e análise de material didático de dois professores de Português do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Um dos professores frequentou uma ação de formação contínua sobre didática da escrita, em 2019/2020. O quadro teórico é composto pelos estudos de Hayes e Flower (1981), Cassany (1989, 1995, 1999), Geraldi (1997), Marcuschi (2010), Fuzer (2012), Pinto (2014), entre outros. Embora limitados, os dados permitem sustentar questões de uma investigação futura mais ampla sobre práticas de ensino-aprendizagem da escrita. Permitem ainda identificar dimensões da didática da escrita que deverão ser reforçadas em tal prática.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).