O brincar livre em contexto de pandemia
gestos para pensar o currículo da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp534-545Abstract
Em contexto pandêmico, vivendo o confinamento social imposto pela COVID-19, muitas crianças experimentam o brincar livre na casa que vira mundo. Neste artigo, problematizamos os sentidos de algumas propostas pedagógicas enviadas às famílias, com ênfase na cópia, treino e repetição como continuidade do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Em contraponto, uma criança de 4 anos experimenta todos os sentidos no brincar livre, com bolhas de sabão. Defendemos uma concepção de currículo articulado com a cultura e comprometido com as diferentes linguagens das crianças. Como inspiração metodológica, utilizamos a pesquisa narrativa como forma de comunicar nossas experiências pessoais e coletivas.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Editora 34, 2002.
BORBA, Ângela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf. Acesso em 22 ago. 2021.
BRASIL. MEC/SEB. Práticas cotidianas na Educação Infantil: Bases para reflexão sobre as orientações curriculares. Projeto de cooperação técnica MEC e UFRGS para construção de Orientação Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf. Acesso em 22 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Brasília, DF: MEC, SEB, 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em 22 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares.pdf. Acesso em 22 ago. 2021.
FORTUNA, Tânia Ramos. Brincar é aprender: A brincadeira e a escola. Disponível em: http://www.sandrabozza.com.br/wpcontent/uploads/2011/07/BRINCAR_E.pdf. Acesso em 22 ago. 2021.
MAIA, Marta. Currículo, Datas e Tradição – Uma análise necessária. Trabalho apresentado na XI Reunião Regional da ANPEd-Sudeste – São João Del Rei – 2014. Disponível em: https://anpedsudeste2014.files.wordpress.com/2015/04/marta-nidia-varella-gomes-maia.pdf. Acesso em 22 ago. 2021.
MAIA, Marta. “Isso é o que eu não sei responder”: O currículo nas palavras das crianças. In: KRAMER, Sonia (et al.). Ética: pesquisa e práticas com crianças na Educação Infantil. Campinas, São Paulo: Papirus, 2019.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emília: escutar, investigar, aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).