A UFMA empreendedora

a subordinação da universidade ao novo padrão de acumulação flexível

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14105

Parole chiave:

UFMA empreendedora, pedagogia do empreendedorismo, cultura empreendedora

Abstract

O artigo investiga as políticas de empreendedorismo adotadas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, no tocante à criação de uma “cultura empreendedora” na universidade. A hipótese é que esse tipo de estratégia pedagógica, que se orienta na Pedagogia Empreendedora, reforça a heteronomia e a semiformação individuais, além de reproduzir concepções pedagógicas que se pautam pela Teoria do Capital Humano. É um estudo de caráter analítico-exploratório, que se utiliza do método histórico-dialético para análise e interpretação do objeto em tela. Investiga fontes escritas primárias, além de documentos e resoluções produzidas por esta instituição, para tentar compreender como as recentes iniciativas da UFMA estão caminhando no sentido da criação de uma mentalidade empresarial, ou, como a própria universidade afirma: uma “cultura empreendedora”.

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Biografie autore

Leonardo José Pinho Coimbra, Universidade Federal do Maranhão

Licenciado em História e Pedagogia, Mestre em Educação e Doutor em Educação. É professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, no curso de Ciências Naturais. Ministra as disciplinas do Núcleo Pedagógico na área dos Fundamentos da Educação. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR/MA. Também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "Políticas de Formação e Trabalho Docente" - GEPFORTRAD

Ana Paula Ribeiro de Sousa, Universidade federal do Maranhão - UFMA

Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Física, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora Permanente do PPGE - Mestrado em Educação Profissional, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

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Pubblicato

2023-03-25

Come citare

COIMBRA, Leonardo José Pinho; SOUSA, Ana Paula Ribeiro de. A UFMA empreendedora: a subordinação da universidade ao novo padrão de acumulação flexível. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14105, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14105. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14105. Acesso em: 25 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos