Os procedimentos avaliativos na educação de jovens e adultos e a relação com a dialogicidade

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p254-265

Parole chiave:

Educação Libertadora, Evasão Escolar, EJA

Abstract

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está relacionada com o processo de exclusão social, e os procedimentos avaliativos, nesse contexto, corroboram para a manutenção dessa população em um estado de imobilidade social. A observação da dialogicidade pode favorecer tanto a aprendizagem, como motivar a permanência desses estudantes na escola. Diante disso, tomou-se como objetivo geral:  Averiguar como a evasão escolar e o processo de aprendizagem dos estudantes da EJA podem ser afetados a partir da inobservância da necessidade dialógica na avaliação e nos conteúdos ensinados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, cuja justificativa se encontra na busca pela melhoria da qualidade na atuação de professores diretamente com os jovens e adultos em questão, e pela evolução da própria EJA. O resultado dessa investigação mostrou que a avaliação, em suma, não se constitui uma tarefa exclusivamente do professor, mas, na medida em que funciona como instrumento de crescimento do estudante, age como um termômetro, e deveria ser entendida como um objeto de incentivo, mais que de classificação.   

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Antonio Carlos dos Santos Cruz, Universidad Autónoma de Asssunção (UAA)

Pesquisas e trabalhos realizados voltadas para Avaliação na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

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Pubblicato

2020-06-22

Come citare

CRUZ, Antonio Carlos dos Santos. Os procedimentos avaliativos na educação de jovens e adultos e a relação com a dialogicidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 254–265, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p254-265. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7816. Acesso em: 23 nov. 2024.

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