A UFMA empreendedora

a subordinação da universidade ao novo padrão de acumulação flexível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14105

Palavras-chave:

UFMA empreendedora, pedagogia do empreendedorismo, cultura empreendedora

Resumo

O artigo investiga as políticas de empreendedorismo adotadas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, no tocante à criação de uma “cultura empreendedora” na universidade. A hipótese é que esse tipo de estratégia pedagógica, que se orienta na Pedagogia Empreendedora, reforça a heteronomia e a semiformação individuais, além de reproduzir concepções pedagógicas que se pautam pela Teoria do Capital Humano. É um estudo de caráter analítico-exploratório, que se utiliza do método histórico-dialético para análise e interpretação do objeto em tela. Investiga fontes escritas primárias, além de documentos e resoluções produzidas por esta instituição, para tentar compreender como as recentes iniciativas da UFMA estão caminhando no sentido da criação de uma mentalidade empresarial, ou, como a própria universidade afirma: uma “cultura empreendedora”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo José Pinho Coimbra, Universidade Federal do Maranhão

Licenciado em História e Pedagogia, Mestre em Educação e Doutor em Educação. É professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, no curso de Ciências Naturais. Ministra as disciplinas do Núcleo Pedagógico na área dos Fundamentos da Educação. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR/MA. Também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "Políticas de Formação e Trabalho Docente" - GEPFORTRAD

Ana Paula Ribeiro de Sousa, Universidade federal do Maranhão - UFMA

Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Física, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora Permanente do PPGE - Mestrado em Educação Profissional, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Referências

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Teoria da semicultura. Primeira Versão. Porto Velho: Editora Universidade Federal de Rondônia, Ano IV, Vol. XIII, Nº 191, maio/Agosto, 2005.

ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2017. (Coleção questões da nossa época; v. 58).

ALVES, Alexandre; KLAUS, Viviane; LOUREIRO, Carine Bueira. Do sonho à realização: pedagogia empreendedora, empresariamento da educação e racionalidade neoliberal 1 1 - Este ensaio contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Educação e Pesquisa [online]. São Paulo, 2021, v. 47 [Acessado 4 Abril 2022], e226115. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226115>. Epub 23 Jun 2021. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226115.

Brasil. Ministério da ciência, tecnologia, inovações e comunicações. Gabinete do Ministro. Portaria n. 1.122, de 19 de março de 2020. Define as prioridades, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no que se refere a projetos de pesquisa, de desenvolvimento de tecnologias e inovações, para o período 2020 a 2023. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 mar. 2020, Ed. 57, Seção 1, p. 19.

BRITO, Cláudio. Fernando Dolabela: insights sobre empreendedorismo e educação empreendedora. Acelera Startups, São Paulo, [s.d.]. Disponível em: http://www.acelerastartups.com/br/fernando-dolabela-educacao-empreendedora/ . Acesso em: 14/04/2022.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6ª. Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2012. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1).

CATINI, Carolina. Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da educação. Revista USP, São Paulo, n. 127, p. 53-68, out/nov/dez. 2020.

COAN, Marival. Educação para o empreendedorismo como estratégia para formar um trabalhador de novo tipo. Revista LABOR, Ceará, n. 9, v.1, p. 1-18, jul/dez, 2013.

DELGADO, Malu. ‘Empreender gera transformações úteis à coletividade’, define criador da Pedagogia Empreendedora. Canguru News, São Paulo, 14 de set. de 2021. Disponível em: https://cangurunews.com.br/pedagogia-empreendedora-fernando-dolabela/ . Acesso em: 14/04/2022.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 10 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2006.

DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora. Revista de Negócios, Blumenau, v. 9, n. 2, p. 127-130, abril/junho 2004 (entrevista com Fernando Dolabela sobre a Pedagogia Empreendedora).

EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Professor: protagonista e obstáculo da reforma. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.3, p. 531-541, set./dez. 2007.

EVANGELISTA, Olinda; MORAES, Maria Célia Marcones de; SHIROMA, Eneida Oto. Política Educacional. 4 ed. - Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

FONTINHAS, Maria Fernanda. UFMA lançará iniciativas para fomentar o empreendedorismo universitário. UFMA/Ageufma. Disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/ufma-lancara-iniciativas-para-fomentar-o-empreendedorismo-universitario#:~:text=O%20UFMA%20Empreendedora%20%C3%A9%20uma,gradua%C3%A7%C3%A3o%20e%20Internacionaliza%C3%A7%C3%A3o%20da%20UFMA. Acesso em 27 de abril de 2022.

GENTILI, Pablo. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

HENRIQUE, Daniel Christian; CUNHA, Sieglind Kindl da. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. Revista de Administração Mackenzie (RAM). São Paulo, volume 9, n. 5, 2008, p. 112-136.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. BNCC, Agenda Global e Formação Docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan/mai 2019.

Jesus, Lúcio Silva. AGEUFMA/UFMA. Programa UFMA empreendedora é lançado em cerimônia pelo canal da AGEUFMA no Youtube e com participação de diversas instituições apoiadoras. Publicado em 01/12/2021. Disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/programa-ufma-empreendedora-e-lancado-em-cerimonia-pelo-canal-da-ageufma-no-youtube-e-com-participacao-de-diversas-instituicoes-apoiadoras. Acesso em 30 de agosto de 2022.

KUENZER, Acacia Zeneida. TRABALHO E ESCOLA: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Artigo resultante da pesquisa “Limites e possibilidades da politecnia no modo de produção capitalista: escola politécnica ou práticas de integração?”, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Educação & Sociedade [online]. Campinas, 2017, v. 38, n. 139 [Acessado 4 Abril 2022], pp. 331-354. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017177723>. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017177723.

LANDSTROM, Hans; LOHRKE, Franz T. Historical foundations of entrepreneurship research. Great Britain: Edward Elgar Publishing, 2010.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

MUELLER, Rafael Rodrigo; CECHINEL, André. A privatização da educação brasileira e a BNCC do Ensino Médio: parceria para as competências socioemocionais. Educação- Revista do Centro de Educação da UFMS, v. 45, Santa Maria, 2020. Disponível em: A privatização da educação brasileira e a BNCC do Ensino Médio: parceria para as competências socioemocionais | Educação (ufsm.br). Acesso em 23 de abril de 2022.

RAMOS, Marise Nogueita. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, Mônica Ribeiro da. A BNCC DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista [online]. Belo Horizonte, 2018, v. 34 [Acessado 6 Abril 2022], e214130. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-4698214130>. Epub 22 Out 2018. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698214130.

XXXX; XXXX.xxxx.xxxx.

UFMA. CONSUN. RESOLUÇÃO Nº 339-CONSUN, 15 de janeiro de 2021. Dispõe sobre a implantação da Política de Empreendedorismo da Universidade Federal do Maranhão e a criação do Núcleo Avançado de Empreendedorismo (NAVE).

VERGA, E.; Soares da Silva, L. F. Empreendedorismo: evolução histórica, definições e abordagens. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 3, p. 3-30, 2014.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. (Biblioteca Pedagógica).

Downloads

Publicado

2023-03-25

Como Citar

COIMBRA, Leonardo José Pinho; SOUSA, Ana Paula Ribeiro de. A UFMA empreendedora: a subordinação da universidade ao novo padrão de acumulação flexível. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14105, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14105. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14105. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 39 40 41 42 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.