INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Valdelúcia Alves da Costa UFF

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2011v3n5p49

Resumo

Este trabalho refere-se a um estudo sobre a implementação das políticas de educação especial para a inclusão, considerando o que pensam os professores sobre a educação inclusiva para alunos com deficiência, no Município de Nova Iguaçu/RJ. Tem-se como objetivo geral avaliar os impactos dos programas de formação continuada de professores na organização da escola e na atuação docente para a inclusão. Participaram como sujeitos da pesquisa 43 (quarenta e três) professores que estão desenvolvendo a inclusão de alunos com deficiência. Foram utilizados como procedimentos/instrumentos de coleta e análise dos dados: questionários para a caracterização dos professores; entrevistas semi-estruturadas para saber o que pensam os professores sobre educação inclusiva de alunos com deficiência; observações no cotidiano escolar para identificação das adaptações curriculares, pedagógicas e das atitudes de acolhimento docente quanto às necessidades de aprendizagem dos alunos com deficiência; oficinas de narrativas das experiências docentes com a educação inclusiva. O referencial teórico-metodológico adotado é a teoria crítica, com ênfase no pensamento de Adorno (2000) na análise sobre as políticas públicas de educação especial, formação de professores e inclusão escolar. Os resultados revelam que a inclusão de alunos com deficiência está em franco processo de implementação, mesmo com os limites ainda existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-05-27

Como Citar

COSTA, Valdelúcia Alves da. INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA ESCOLA PÚBLICA. Debates em Educação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 49, 2012. DOI: 10.28998/2175-6600.2011v3n5p49. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/556. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos