O ensino de Sociologia no contexto de ascensão da extrema direita no Brasil

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Welkson Pires Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2023.n.2.16695

Palavras-chave:

Contexto brasileiro, Extrema direita, Currículo, Práticas escolares, Sociologia escolar

Resumo

Este artigo apresenta o lugar e o papel da Sociologia escolar no atual contexto brasileiro, marcado pela ascensão de ideologias e práticas de extrema direita, mais especificamente pelo seu viés econômico ultraliberal e pelo conservadorismo moral. Organizado em três partes, esboça, respectivamente, o cenário macro político, curricular e alguns dos seus desdobramentos nas práticas escolares. O esforço maior está em refletir sobre as formas como a Sociologia escolar tem sido – ambiguamente – compreendida e instrumentalizada no contexto brasileiro. As reflexões estão amparadas, além da revisão de literatura, na análise de conjuntura, nos encaminhamentos político-institucionais, nos documentos curriculares e em relatos de experiências docentes coletados no ano de 2022.

Palavras-chaves: Contexto brasileiro. Extrema direita. Currículo. Práticas escolares. Sociologia escolar.

 

 

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Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Welkson Pires, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Instituto de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

BODART, Cristiano das Neves; PIRES, Welkson. O ensino de Sociologia no contexto de ascensão da extrema direita no Brasil. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 17, n. 2, p. 1–37, 2023. DOI: 10.28998/lte.2023.n.2.16695. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/16695. Acesso em: 1 set. 2024.

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