Percursos e discursos da identidade negra no rap: música popular e questões raciais no Brasil, 1988-2018

Auteurs-es

  • Roberto Camargos

DOI :

https://doi.org/10.28998/lte.2018.n.2.4350

Mots-clés :

rap, hip hop, negritude, música popular, cultura urbana

Résumé

Neste artigo exploro as narrativas produzidas por rappersbrasileiros durante as últimas três décadas para pensar como o enfrentamento e a denúncia do racismo e a produção e difusão de valores da identidade negra se constituíram em um dos principais pilares da poética e da cultura rapno país. Os rappers, tendo como ponto de partida duras experiências de preconceito, sobretudo devido à cor, produziram ideias e imagens positivadas acerca da negritude, dos corpos e da cultura negra, promovendo amplo e intenso debate sobre as questões raciais no Brasil e trabalhando em favor da autoestima de uma população muito numerosa.  O trabalho foi desenvolvido a partir de documentação diversa sobre a prática do rapnacional, recolhida em pesquisa historiográfica nos últimos dez anos, e está teórica e metodologicamente sintonizado com o campo da História Cultural e dos Estudos Culturais. 

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Roberto Camargos

Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia e Filmmaker.

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Publié-e

2019-10-13

Comment citer

CAMARGOS, Roberto. Percursos e discursos da identidade negra no rap: música popular e questões raciais no Brasil, 1988-2018. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 12, n. 2, p. 7–35, 2019. DOI: 10.28998/lte.2018.n.2.4350. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/4350. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Cenas musicais: performances artísticas, consumos e estilos de vida"

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