Trocando hyperlinks: o compartilhamento de links em práticas de Teletandem como apoio à comunicação síncrona oral

Autores

  • Priscilla de Souza Ferro Fatec/ UNESP

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202272.135-149

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o uso de hiperlinks nas práticas de Teletandem na UNESP de São José do Rio Preto, por meio da análise de gêneros, antes e depois do deslocamento da sincronia da comunicação da modalidade escrita (chats) para a modalidade oral (Sessão Oral de Teletandem), nos Mensageiros Instantâneos utilizados para prática. Considerando que o Teletandem é um sistema de gêneros (ARANHA, 2014; RAMPAZZO; ARANHA, 2019) e os gêneros são ações sociais formadas pela união de traços recorrentes (componente sintático), substância retórica (componente semântico) e ação retórica (componente pragmático) (MILLER, 2012), conhecendo os componentes sintáticos e semânticos, buscou-se analisar o componente pragmático em relação ao uso de hiperlinks antes e depois do estabelecimento regular da sincronia da comunicação na videoconferência. Os dados mostram que antes do uso regular da videoconferência, o compartilhamento de links não era uma prática comum e, depois do deslocamento, os alunos passaram a utilizar o chatpara compartilhá-los, como apoio à prática comunicativa oral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

DE SOUZA FERRO, Priscilla. Trocando hyperlinks: o compartilhamento de links em práticas de Teletandem como apoio à comunicação síncrona oral. Revista Leitura, [S. l.], n. 72, p. 135–149, 2022. DOI: 10.28998/2317-9945.202272.135-149. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/12644. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos