Letramento, literalidade e fôrma-leitor: análise de comentários de internautas sobre letras de músicas contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202273.55-71Resumo
Este artigo mostra a análise de efeitos de sentidos que circulam em ambientes virtuais a partir de interpretações de letras de músicas. O objetivo central é pontuar lugares da interpretação pelos quais o sujeito leitor-comum não estranha o sentido, não opera na polissemia e, portanto, é interpelado pela literalidade e pela fôrma-leitor. Fundamentada na Análise de Discurso (doravante AD) pecheutiana, a pesquisa decorre da análise de letras de músicas e de postagens, publicações, falas, diálogos, intercâmbios conceituais entre internautas sobre letras de músicas. Desse modo, o dispositivo teórico-analítico é formado principalmente pelo enlace de questões levantadas a partir deste corpus discursivo com noções sobre oralidade, letramento e fôrma-leitor que apontam algumas alternativas possíveis para o sujeito em uma sociedade letrada. As análises apresentam questões decorrentes deste caminho teórico e metodológico na esfera do debate sobre a relação entre práticas letradas, ensino e usos da leitura, na escolarização e fora dela