Letramento, literalidade e fôrma-leitor: análise de comentários de internautas sobre letras de músicas contemporâneas

Juan Monteiro
Universidade Federal de Alagoas
Thais Dias de Almeida
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Anderson de Carvalho Pereira
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

Este artigo mostra a análise de efeitos de sentidos que circulam em ambientes virtuais a partir de interpretações de letras de músicas. O objetivo central é pontuar lugares da interpretação pelos quais o sujeito leitor-comum não estranha o sentido, não opera na polissemia e, portanto, é interpelado pela literalidade e pela fôrma-leitor. Fundamentada na Análise de Discurso (doravante AD) pecheutiana, a pesquisa decorre da análise de letras de músicas e de postagens, publicações, falas, diálogos, intercâmbios conceituais entre internautas sobre letras de músicas. Desse modo, o dispositivo teórico-analítico é formado principalmente pelo enlace de questões levantadas a partir deste corpus discursivo com noções sobre oralidade, letramento e fôrma-leitor que apontam algumas alternativas possíveis para o sujeito em uma sociedade letrada. As análises apresentam questões decorrentes deste caminho teórico e metodológico na esfera do debate sobre a relação entre práticas letradas, ensino e usos da leitura, na escolarização e fora dela

Biografia(s)

Juan Monteiro, Universidade Federal de Alagoas

Thais Dias de Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Anderson de Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia


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Como Citar

MONTEIRO, J.; DIAS DE ALMEIDA, T.; DE CARVALHO PEREIRA, A. Letramento, literalidade e fôrma-leitor: análise de comentários de internautas sobre letras de músicas contemporâneas. Leitura, [S. l.], v. 1, n. 73, p. 55–71, 2022. DOI: 10.28998/2317-9945.2022.73.55-71. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13173. Acesso em: 22 set. 2023.

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