O discurso da educação empreendedora e o efeito de metamorfose do sujeito em “empresa”
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202272.78-94Resumo
Neste trabalho, considerando o discurso da educação empreendedora que convoca o sujeito a se tornar uma “empresa”, são analisados os efeitos de sentido do discurso do empreendedorismo, incorporado pelo trabalhador, de modo que este enuncie pela posição-discursiva de sujeito-empresa. Com base na fundamentação teórico-metodológica ancorada na Análise de Discurso pêcheutiana, sustentada no materialismo histórico, é possível mobilizar gestos de descrição e de interpretação do discurso neoliberal, que busca transformar o sujeito continuamente, para ser um gestor competente e eficaz de seu capital humano e, desse modo, ver a si mesmo como empreendimento. Procura-se demonstrar que, do material da língua (o chamamento para o cadastro do Microempreendedor Individual), chega-se ao discurso do mercado, que silencia o processo de precarização do trabalho e enaltece o empreendedorismo como valor a ser perseguido.