O discurso da educação empreendedora e o efeito de metamorfose do sujeito em “empresa”

Autores

  • Danielle Cândido UFAL
  • Samuel Barbosa Silva UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202272.78-94

Resumo

Neste trabalho, considerando o discurso da educação empreendedora que convoca o sujeito a se tornar uma “empresa”, são analisados os efeitos de sentido do discurso do empreendedorismo, incorporado pelo trabalhador, de modo que este enuncie pela posição-discursiva de sujeito-empresa. Com base na fundamentação teórico-metodológica ancorada na Análise de Discurso pêcheutiana, sustentada no materialismo histórico, é possível mobilizar gestos de descrição e de interpretação do discurso neoliberal, que busca transformar o sujeito continuamente, para ser um gestor competente e eficaz de seu capital humano e, desse modo, ver a si mesmo como empreendimento. Procura-se demonstrar que, do material da língua (o chamamento para o cadastro do Microempreendedor Individual), chega-se ao discurso do mercado, que silencia o processo de precarização do trabalho e enaltece o empreendedorismo como valor a ser perseguido.

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Biografia do Autor

Danielle Cândido, UFAL

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), https://orcid.org/0000-0002-8954-6688

Samuel Barbosa Silva, UFAL

Doutor em Linguística e professor do NEAD na Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Alagoas (Ufal),  https://orcid.org/0000-0003-3274-3741

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

CÂNDIDO, Danielle; BARBOSA SILVA, Samuel. O discurso da educação empreendedora e o efeito de metamorfose do sujeito em “empresa”. Revista Leitura, [S. l.], n. 72, p. 78–94, 2022. DOI: 10.28998/2317-9945.202272.78-94. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13213. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos