Efeito Münchhausen e processos de subjetivação no discurso midiático sobre o empreendedorismo
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202375.5-20Resumo
O artigo busca compreender, através da Análise do Discurso de vertente Materialista, o funcionamento do discurso midiático sobre o empreendedorismo. Para isso, analisamos materialidades textuais jornalísticas e publicitárias direcionadas a possíveis empreendedores. Nas análises, interessou-nos compreender o modo como os textos produzem sentidos para a prática do empreendedorismo e, assim, discursivizam o lugar do sujeito-empreendedor. Em nosso dispositivo teórico-analítico, mobilizamos as noções de discurso, sujeito, esquecimento, formação ideológica e formação discursiva. Por fim, as análises nos possibilitaram compreender que o discurso reproduzido pela mídia se insere em uma formação discursiva pró-empreendedorismo determinada por uma formação ideológica Neoliberal que atua de forma a produzir a ilusão de autonomia do sujeito, reforçando a lógica do efeito Münchhausen sob a qual o sujeito-empreendedor ergue a si e seu negócio por sua própria criatividade e esforços, independendo do contexto sócio-histórico em que esteja inserido.