Efeito Münchhausen e processos de subjetivação no discurso midiático sobre o empreendedorismo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202375.5-20

Abstract

O artigo busca compreender, através da Análise do Discurso de vertente Materialista, o funcionamento do discurso midiático sobre o empreendedorismo. Para isso, analisamos materialidades textuais jornalísticas e publicitárias direcionadas a possíveis empreendedores. Nas análises, interessou-nos compreender o modo como os textos produzem sentidos para a prática do empreendedorismo e, assim, discursivizam o lugar do sujeito-empreendedor. Em nosso dispositivo teórico-analítico, mobilizamos as noções de discurso, sujeito, esquecimento, formação ideológica e formação discursiva. Por fim, as análises nos possibilitaram compreender que o discurso reproduzido pela mídia se insere em uma formação discursiva pró-empreendedorismo determinada por uma formação ideológica Neoliberal que atua de forma a produzir a ilusão de autonomia do sujeito, reforçando a lógica do efeito Münchhausen sob a qual o sujeito-empreendedor ergue a si e seu negócio por sua própria criatividade e esforços, independendo do contexto sócio-histórico em que esteja inserido.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Carolina Fernandes, Universidade Federal do Pampa

Docente Associada do curso de Letras e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tutora PET-Letras, bolsa FNDE. Líder do grupo de pesquisa Estudos Pêcheuxtianos. 

Wendell Robertt Silva Freitas, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Unipampa, campus Bagé. Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica e IC no grupo de Pesquisa Estudos Pêcheuxtianos liderado pela professora Dra. Carolina Fernandes. 

Pubblicato

2023-04-28

Come citare

FERNANDES, Carolina; SILVA FREITAS, Wendell Robertt. Efeito Münchhausen e processos de subjetivação no discurso midiático sobre o empreendedorismo. Revista Leitura, [S. l.], n. 75, p. 5–20, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202375.5-20. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13685. Acesso em: 19 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Estudos Linguísticos