A Braskem passou por aqui. Discurso, poder e práticas de resistência à megamineração em Alagoas

Autores

  • Paulo dos Santos Nascimento Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202376.7-19

Resumo

Em filiação aos referenciais teóricos e analíticos da Análise de Discurso (AD), concebida por Michel Pêcheux e Eni Orlandi, esse trabalho tem como objetivo produzir um gesto de interpretação do discurso presente no documentário A Braskem passou por aqui, dirigido por Carlos Pronzato. Tomando como referência as disputas discursivas ocasionadas pelo crime socioambiental da empresa de mineração Braskem na cidade de Maceió, tornado público a partir do ano de 2018, nossas análises situam o discurso do documentário A Braskem passou por aqui enquanto um discurso de natureza polêmica-política. Neste tipo de discurso a polissemia é controlada, o referente é disputado pelos interlocutores, e estes se mantêm em presença, numa relação tensa de disputa pelos sentidos (ORLANDI, 2020). Em decorrência disto, nossos gestos de interpretação reconhecem no discurso do documentário A Braskem passou por aqui o exercício da resistência, em face dos sentidos colocados em circulação pela Braskem, sobretudo por meio dos grandes veículos de imprensa locais, relacionados à suas atividades de mineração na cidade de Maceió.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo dos Santos Nascimento, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Linguística pelo PPGLL da Faculdade de Letras do (FALE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com interesse em temas como a saúde mental de vítimas de desastres e o discurso da/sobre a megamineração no Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

SANTOS NASCIMENTO, Paulo dos. A Braskem passou por aqui. Discurso, poder e práticas de resistência à megamineração em Alagoas. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 76, p. 7–19, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202376.7-19. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14281. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Linguísticos: Análise do Discurso da/na sociedade capitalista