A Braskem passou por aqui. Discurso, poder e práticas de resistência à megamineração em Alagoas

Auteurs-es

  • Paulo dos Santos Nascimento Universidade Federal de Alagoas

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202376.7-19

Résumé

Em filiação aos referenciais teóricos e analíticos da Análise de Discurso (AD), concebida por Michel Pêcheux e Eni Orlandi, esse trabalho tem como objetivo produzir um gesto de interpretação do discurso presente no documentário A Braskem passou por aqui, dirigido por Carlos Pronzato. Tomando como referência as disputas discursivas ocasionadas pelo crime socioambiental da empresa de mineração Braskem na cidade de Maceió, tornado público a partir do ano de 2018, nossas análises situam o discurso do documentário A Braskem passou por aqui enquanto um discurso de natureza polêmica-política. Neste tipo de discurso a polissemia é controlada, o referente é disputado pelos interlocutores, e estes se mantêm em presença, numa relação tensa de disputa pelos sentidos (ORLANDI, 2020). Em decorrência disto, nossos gestos de interpretação reconhecem no discurso do documentário A Braskem passou por aqui o exercício da resistência, em face dos sentidos colocados em circulação pela Braskem, sobretudo por meio dos grandes veículos de imprensa locais, relacionados à suas atividades de mineração na cidade de Maceió.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Paulo dos Santos Nascimento, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Linguística pelo PPGLL da Faculdade de Letras do (FALE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com interesse em temas como a saúde mental de vítimas de desastres e o discurso da/sobre a megamineração no Brasil.

Téléchargements

Publié-e

2023-06-23

Comment citer

SANTOS NASCIMENTO, Paulo dos. A Braskem passou por aqui. Discurso, poder e práticas de resistência à megamineração em Alagoas. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 76, p. 7–19, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202376.7-19. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14281. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê de Estudos Linguísticos: Análise do Discurso da/na sociedade capitalista