A importância da reescrita constante em artigos de opinião produzidos por universitários

Autores

  • Letícia Lemos Gritti Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)
  • Rosangela Aparecida Marquezi Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)
  • Janaína Zanin Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)
  • Silvana Giongo Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.39-58

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar excertos de reescrita, a partir da produção de artigos de opinião redigidos por acadêmicos iniciantes, e corrigidos por duas professoras em formação, do curso de Letras Português/Inglês, da Universidade XXXX, Campus XX, a partir de um projeto de extensão universitária, coordenado por professores do curso. A análise parte do pressuposto de que a linguagem é de natureza social e os enunciados da língua possuem um locutor e um interlocutor e que as reformulações feitas em um texto são em prol do convencimento desses, além de ter o objetivo de facilitar o entendimento durante a leitura. Para isso, ancoram-se as discussões em Vigotski (1996, 2001, 2002), Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2014), entre outros. A análise dos dados permitiu observar que, na reescrita, apontamentos de ordem mais formal, tais como correções gramaticais, levaram a outras mudanças semânticas, mesmo sem um apontamento para esse fim. Mas, conforme os dados, apontamentos da ordem do conteúdo (questionamentos críticos das professoras), geram um efeito reflexivo nos alunos. Isso só se tornou possível pela oportunidade da reescrita e pelos apontamentos feitos na correção dos textos, o que evidenciou pontos interessantes a serem considerados pelos professores de produção textual.

Palavras-chave: Produção de textos. Reescrita. Artigo de opinião

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Biografia do Autor

Letícia Lemos Gritti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)

Professora efetiva de Linguística e Língua Portuguesa do Departamento de Letras, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde atua no Curso de graduação em Licenciatura em Letras Português-Inglês e esteve à frente de sua coordenação entre 2015 e 2016. Atua também como Professora-Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). É doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, sob orientação da Prof. Dra. Roberta Pires de Oliveira e defendeu a tese de doutoramento na área de Semântica Formal. Possui Licenciatura em Letras, habilitação em Língua e Literatura Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Lingüística pela mesma Instituição. De setembro de 2010 a julho de 2011, realizou um estágio sanduíche na Université Paris Diderot (Paris VII), Structures Formelles du Language, em Paris, através do Projeto Capes-Cofecub, cooperação Brasil-França.

Rosangela Aparecida Marquezi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)

Graduada em Letras - Português/Inglês pelo CEFET-PR/UNED-PR (1997), é mestra em Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutoranda em Desenvolvimento Regional (UTFPR). É professora de ensino superior na UTFPR Campus Pato Branco, estando lotada no Departamento de Letras. Atua principalmente nos seguintes temas: Poesia Brasileira, Literatura Afro-Brasileira, Literatura Africana de Língua Portuguesa e Literatura Infantil. Escreve, também, poemas, crônicas e contos e já participou de diversas coletâneas e antologias no Brasil e também em Portugal. 

Janaína Zanin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)

Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco, atualmente é professora da rede municipal de ensino de São Domingos, SC. 

Silvana Giongo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). 

Referências

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

GRITTI, Letícia Lemos; MARQUEZI, Rosangela Aparecida; ZANIN, Janaína; GIONGO, Silvana. A importância da reescrita constante em artigos de opinião produzidos por universitários. Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 39–58, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.39-58. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16442. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos