A importância da reescrita constante em artigos de opinião produzidos por universitários
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.39-58Resumo
Este artigo propõe-se a analisar excertos de reescrita, a partir da produção de artigos de opinião redigidos por acadêmicos iniciantes, e corrigidos por duas professoras em formação, do curso de Letras Português/Inglês, da Universidade XXXX, Campus XX, a partir de um projeto de extensão universitária, coordenado por professores do curso. A análise parte do pressuposto de que a linguagem é de natureza social e os enunciados da língua possuem um locutor e um interlocutor e que as reformulações feitas em um texto são em prol do convencimento desses, além de ter o objetivo de facilitar o entendimento durante a leitura. Para isso, ancoram-se as discussões em Vigotski (1996, 2001, 2002), Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2014), entre outros. A análise dos dados permitiu observar que, na reescrita, apontamentos de ordem mais formal, tais como correções gramaticais, levaram a outras mudanças semânticas, mesmo sem um apontamento para esse fim. Mas, conforme os dados, apontamentos da ordem do conteúdo (questionamentos críticos das professoras), geram um efeito reflexivo nos alunos. Isso só se tornou possível pela oportunidade da reescrita e pelos apontamentos feitos na correção dos textos, o que evidenciou pontos interessantes a serem considerados pelos professores de produção textual.
Palavras-chave: Produção de textos. Reescrita. Artigo de opinião
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Referências
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