A importância da reescrita constante em artigos de opinião produzidos por universitários

Authors

  • Letícia Lemos Gritti Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)
  • Rosangela Aparecida Marquezi Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)
  • Janaína Zanin Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)
  • Silvana Giongo Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.39-58

Abstract

Abstract

This article aims to analyze excerpts of rewriting based on the production of opinion articles written by beginner undergraduates and corrected by two teachers in training from a degree course in Portuguese and English Languages and Literature at University XXXX, Campus XX, from a university extension project, coordinated by course teachers. The analysis parts on the assumption that language is social in nature and language statements have a speaker and an interlocutor and that the repairs made in a text are in favor of convincing them, in addition to having the objective of facilitating understanding during reading. To this end, discussions are anchored in Vigotski (1996, 2001, 2002), Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2014), among others. Data analysis allowed us to observe that, in the rewriting, more formal notes, such as grammatical corrections, led to other semantic changes, even without a remark for that purpose. But, according to the data, notes on the content (critical questions from the teachers) generate a reflective effect on the students. This has only become possible due to the opportunity to rewrite and to the notes made during the correction of the texts, which highlighted interesting points to be considered by the textual production teachers.

Keywords: Textual production. Rewriting. Opinion article

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Author Biographies

Letícia Lemos Gritti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)

Professora efetiva de Linguística e Língua Portuguesa do Departamento de Letras, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde atua no Curso de graduação em Licenciatura em Letras Português-Inglês e esteve à frente de sua coordenação entre 2015 e 2016. Atua também como Professora-Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). É doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, sob orientação da Prof. Dra. Roberta Pires de Oliveira e defendeu a tese de doutoramento na área de Semântica Formal. Possui Licenciatura em Letras, habilitação em Língua e Literatura Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Lingüística pela mesma Instituição. De setembro de 2010 a julho de 2011, realizou um estágio sanduíche na Université Paris Diderot (Paris VII), Structures Formelles du Language, em Paris, através do Projeto Capes-Cofecub, cooperação Brasil-França.

Rosangela Aparecida Marquezi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)

Graduada em Letras - Português/Inglês pelo CEFET-PR/UNED-PR (1997), é mestra em Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutoranda em Desenvolvimento Regional (UTFPR). É professora de ensino superior na UTFPR Campus Pato Branco, estando lotada no Departamento de Letras. Atua principalmente nos seguintes temas: Poesia Brasileira, Literatura Afro-Brasileira, Literatura Africana de Língua Portuguesa e Literatura Infantil. Escreve, também, poemas, crônicas e contos e já participou de diversas coletâneas e antologias no Brasil e também em Portugal. 

Janaína Zanin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)

Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco, atualmente é professora da rede municipal de ensino de São Domingos, SC. 

Silvana Giongo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). 

References

Referências

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Published

2024-07-27

How to Cite

GRITTI, Letícia Lemos; MARQUEZI, Rosangela Aparecida; ZANIN, Janaína; GIONGO, Silvana. A importância da reescrita constante em artigos de opinião produzidos por universitários. Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 39–58, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.39-58. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16442. Acesso em: 13 aug. 2024.

Issue

Section

Estudos Linguísticos