Recursos semióticos e linguísticos para o processo de construção de sentido: uma análise de tirinhas em Inglês do Exame Nacional do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.182-201Resumo
As tirinhas podem ser reconhecidas pela utilização de recursos visuais que demandam uma leitura aprofundada (Brasil, 2006). Inseridos na área da Multimodalidade (Kress, 2010), os elementos de produção do Design Visual das tirinhas propostos por McCloud (1994) e Serafini (2014) subsidiam este trabalho, cujo objetivo é apresentar os resultados obtidos na análise de 2 tirinhas em Inglês utilizadas no Exame Nacional do Ensino Médio nos anos 2017 e 2022. A partir das categorias apresentadas por McCloud (1994) e Serafini (2014) para os tipos de transição de quadros e combinação de palavras e imagens, analisaram-se as 2 tirinhas no intuito de verificar como os recursos semióticos e linguísticos se relacionam para o processo de construção de sentidos dos leitores. Os resultados dessa análise evidenciaram a utilização de diferentes tipos de transição de quadrinhos: (a) ação por ação e (b) assunto por assunto. Além disso, houve o uso de distintas combinações entre imagens e palavras: (a) aditiva; (b) interdependente e (c) paralela. Esses resultados apontam que as tirinhas utilizadas no Exame – nos anos em questão – demandaram diferentes habilidades dos leitores para seu processo de construção de sentidos.
Downloads
Referências
BASSET, B. Biografia de Brian Basset. Disponível em https://www.gradiva.pt/autores/9222/brian-basset. Acesso em 28 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em 01 nov de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Exame Nacional do Ensino Médio. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem. Acesso em: 25 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Cadernos e Gabaritos do Enem. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/divulgados-gabaritos-e-cadernos-de-questoes-do-enem. Acesso em 20 nov. 2022.
GAULD, T. Sobre Tom Gauld. Disponível em https://www.tomgauld.com/about. Acesso em 28 nov. 2022.
KRESS, G. e van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.
KRESS, G. Communication: shaping the domain of meaning. In: KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London e New York: Routledge, p.33-53, 2010.
McCLOUD, S. Understanding comics: the invisible art. New York: Harper Collins Publishers, 1994.
MONTE MOR, W. Os estudos de Kress em foco: gramática visual, construção de sentidos e design. Cadernos de Linguagem e Sociedade. Brasília: Universidade de Brasília, p.301-320, 2021.
SERAFINI, F. Reading the visual: an introduction to teaching multimodal literacy. Teachers College Press: New York, 2014.
SERAFINI, F. Beyond the visual: an introduction to researching multimodal phenomena. Amsterdam: Teachers College Press, 2022.
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: Quadrinhos na Educação: da rejeição à prática. VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (orgs.) São Paulo: Contexto, 2009.
VIAN JR., O.; ROJO, R. Letramento Multimodal e Ensino de Línguas: A Linguística Aplicada e suas epistemologias na cultura das mídias. Universidade Federal da Grande Dourados, v.14, n. 36, p.216-232, 2020.