Recursos semióticos e linguísticos para o processo de construção de sentido: uma análise de tirinhas em Inglês do Exame Nacional do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.182-201Resumen
As tirinhas podem ser reconhecidas pela utilização de recursos visuais que demandam uma leitura aprofundada (Brasil, 2006). Inseridos na área da Multimodalidade (Kress, 2010), os elementos de produção do Design Visual das tirinhas propostos por McCloud (1994) e Serafini (2014) subsidiam este trabalho, cujo objetivo é apresentar os resultados obtidos na análise de 2 tirinhas em Inglês utilizadas no Exame Nacional do Ensino Médio nos anos 2017 e 2022. A partir das categorias apresentadas por McCloud (1994) e Serafini (2014) para os tipos de transição de quadros e combinação de palavras e imagens, analisaram-se as 2 tirinhas no intuito de verificar como os recursos semióticos e linguísticos se relacionam para o processo de construção de sentidos dos leitores. Os resultados dessa análise evidenciaram a utilização de diferentes tipos de transição de quadrinhos: (a) ação por ação e (b) assunto por assunto. Além disso, houve o uso de distintas combinações entre imagens e palavras: (a) aditiva; (b) interdependente e (c) paralela. Esses resultados apontam que as tirinhas utilizadas no Exame – nos anos em questão – demandaram diferentes habilidades dos leitores para seu processo de construção de sentidos.
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