Usos da língua em sala de aula: poema e relatos de memória como práticas de letramentos literários no PIBID-língua portuguesa-UFAL-Campus do Sertão

Autores

  • Márcio Ferreira Silva Universidade Federal de Alagoas-UFAL
  • Herlanne Nayara do Nascimento Santana Universidade Federal de São João Del-Rei

Palavras-chave:

Linguagens. Usos. Letramento. Poema. Relatos de memória

Resumo

A sala de aula de língua portuguesa é, com certeza, um espaço de aquisição de linguagens, por isso este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado no PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do curso de Letras-Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Alagoas-Campus Sertão, entre 2016 a 2018. Os caminhos metodológicos seguiram o pensamento de Antunes (2002), quando a autora propõe os usos reais presente na língua. Dessa forma, propõe-se que o ensino de gêneros textuais siga os parâmetros sociais e culturais dos estudantes, assim eles teriam o contato com diversos gêneros, como o poema e os relatos de memória. O recorte da prática se mostra nos usos do poema e do relato de memória, porque, seguindo o pensamento de Kleiman (1995) e Cosson (2016), o letramento literário impõe uma relação entre conferir à leitura e à escrita como práticas reflexivas do uso da língua. Assim, fez-se, também, a partir de questionário e resultados da pesquisa, sondagem-diagnóstica no sentido de reconhecer o campo de leitura literários dos anos do 1º ano A e B, da Escola Watson Clementino de Gusmão Silva, em Delmiro Gouveia – AL, bem como produção de texto poéticos e relatos de memória.  

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Biografia do Autor

Márcio Ferreira Silva, Universidade Federal de Alagoas-UFAL

Doutor em Literatura Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Professor do curso de Letras, da Ufal-Campus do Sertão, Delmiro Gouveia, Alagoas. Coordenador do Curso de Letras, Campus do Sertão. Coordenador do NELA-Núcleo de Estudos em Literatura Alagoas.

Herlanne Nayara do Nascimento Santana , Universidade Federal de São João Del-Rei

Licenciada em Letras, Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus do Sertão, em 2019. Mestranda pela Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha de pesquisa "Memória e identidade cultural", da Universidade Federal de São João Del-Rei, em Minas Gerais, desde 2022. 

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

SILVA, Márcio Ferreira; NAYARA DO NASCIMENTO SANTANA , Herlanne. Usos da língua em sala de aula: poema e relatos de memória como práticas de letramentos literários no PIBID-língua portuguesa-UFAL-Campus do Sertão. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 8–28, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17750. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

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