A canção de funk carioca no ensino de Português como Língua Adicional: uma proposta de material didático
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201555.41-66Palavras-chave:
Ensino de Línguas Adicionais, Canção como Gênero Discursivo, Funk Carioca.Resumo
Neste artigo apresentamos e analisamos uma unidade didática sobre o funk carioca para refletir sobre como materiais didáticos com base em canções podem estimular a leitura como prática social (RIO GRANDE DO SUL, 2009). Partimos de uma perspectiva social de uso da linguagem e da conceito de canção como um gênero discursivo oral, sincrético e secundário (CARETTA, 2007, 2011; COELHO DE SOUZA, 2010). Com este trabalho, esperamos contribuir para reflexões sobre o uso da canção em aulas de línguas através de práticas pedagógicas que levem os alunos a tornarem-se leitores ativos e críticos frente ao que leem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-05-03
Como Citar
DE SOUZA, José Peixoto Coelho; ANDRIGHETTI, Graziela Hoerbe. A canção de funk carioca no ensino de Português como Língua Adicional: uma proposta de material didático. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 41–66, 2016. DOI: 10.28998/2317-9945.201555.41-66. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2307. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo