Referenciação: a repetição e a substituição lexical de personagem em contos etiológicos produzidos por recém-alfabetizados
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.134-151Palavras-chave:
Referenciação, Cadeia anafórica, Manuscritos escolares, Recém-alfabetizadosResumo
Esse artigo discute a referenciação lexical de personagens em contos etiológicos produzidos por estudantes do 2º ano do ensino fundamental de uma escola privada de Maceió de abril a junho de 2012. Os manuscritos escolares (Calil, 2008) analisados pertencem ao Laboratório do Manuscrito Escolar. Para a pesquisa, selecionamos 20 manuscritos, produzidos por 10 alunos no início e no fim do projeto. Para a análise, utilizamos os pressupostos da Linguística textual em relação à referenciação (Antunes, 2005; Cavalcante, 2022; Francischini, 1999; Koch, 2008; Mondada; Dubois, 2022). Os dados apontam semelhanças entre as estratégias de referenciação anafórica utilizadas no primeiro e no segundo texto. Nos manuscritos, as formas nominais mais utilizadas pelos escreventes na construção da cadeia referencial foram a repetição literal, a substituição por hiponímia e hiperonímia, expressão qualitativa e sinonímia. Os resultados evidenciam ainda a relevância do conhecimento prévio do estudante na construção da cadeia anafórica e na construção dos sentidos do texto.
Downloads
Referências
ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.
APOTHÉLOZ, D. Papel e funcionamento da anáfora na dinâmica textual. In: CALVANCANTE, M. M; RODRIGUES, B.B.; CUILLA, A. (org.) Referenciação. São Paulo: Contexto, 2022, p. 53-84.
BARBEIRO, L. F. ; PEREIRA, Luísa Alvares ; CALIL, Eduardo ; CALIL, Eduardo ; CARDOSO, I. . Termos metalinguísticos e operações de natureza gramatical na escrita colaborativa dos alunos do ensino básico. Tejuelo-Didactica De La Lengua Y La Literatura, v. 35, p. 45-76, 2022.
BARBOSA, I. C. O desenvolvimento da referência em narrativas do português do Brasil. Rev. De Letras, v. 18, n. 91 – jan/jun 1996.
BRAGA, K. L. A. Referenciação anafórica de personagens em contos etiológicos produzidos por escreventes novatos. 2021. 52f. Monografia (Graduação em Letras, habilitação Português) – Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Letras. Maceió, 2021.
CALIL, E. Escutar o invisível: escritura & poesia na sala de aula. São Paulo: Ed. da UNESP; FUNARTE, 2008.
CALIL, E. Autoria: a criança e a escrita de histórias inventadas. 2. ed. Londrina: Eduel, 2009.
CALIL, E.; PAOLACCI, V.; AMORIM, K.; FELIPETO, C. Production écrite et ponctuation: étude comparative entre des élèves de début de primaire brésiliens et français. SHS WEB OF CONFERENCES, v. 186, p. 02005-02022, 2024.
CALIL, E.; BRAGA, K. A. S. A.; FELIPETO, Cristina. Ocorrências de marcas de pontuação em manuscritos escolares de alunos. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2023, Campina Grande (PB). Cultura escolar em tempos de Pandemia. Campina Grande: Realize editora, 2022. p. 1450-1469.
CALIL, E. A menina dos títulos: repetição e paralelismo em manuscritos de Isabel. ALFA, São Paulo, v. 54, n. 2, p. 533-564, 2010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3185
CALIL, E. AMORIM, K. “Nós vamos ter que dar dez beijos em cada um”: a gênese de discurso direto em um processo de escritura a dois. Revista Domínios da Linguagem, v. 11, n. 4, out/dez 2017, p. 1175-1193. DOI 10.14393/DL31-v11n4a2017-5. Acesso em: 28 jun. 2024.
CAVALCANTE, M. M. Apresentação. In: CAVALCANTE, M. M; RODRIGUES, B. B; CUILLA, A. (org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2022, p. 9-16.
CAVALCANTE, M. M.; LEONOR; W. dos S. Referenciação e marcas de conhecimento partilhado. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 12, n. 3, p. 657-681, set./dez. 2012.
CHASTAIN, C. Reference and context. In: GUNDERSONK, K. Language mind and knowledge. Minneapolis: University of Min- nesota Press, 1975.
CORBLIN, D. Les formes de reprise dans le discours. Rennes: Presses de l’Université de Rennes, 1995.
DIKSON, D.; CALIL, E. A constituição tópico-discursiva de histórias em quadrinhos em sala de aula por alunas recém-alfabetizadas. Revista (Con) Textos Linguísticos (UFES), v. 9, p. 58-73, 2015.
FRANCISCHINI, R. Introdução e manutenção do personagem: recursos expressivos utilizados na construção de narrativas produzidas por crianças. Veredas: revista de estudos linguísticos. Juiz de Fora, v. 3, n. 2, p. 49-61, 1999.
GRÉSILLON, Almuth. Elementos de Crítica Genética: ler os manuscritos modernos. Tradução de Cristina de Campos Velho Birck et al. Revisão de Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio do Sul, 2007.
KOCH, I. G. V. Como se constroem e reconstroem os objetos de discurso. Investigações, v. 21, n. 2, 2008, p. 99-114.
KOCH, I. G. V. A coesão textual. 22. ed. – São Paulo: Contexto, 2010.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2010.
KOCH, I. G. V.; FÁVERO, L. L. Discurso e referência. ALFA, São Paulo, v. 28, 1984, p. 11-16.
LIRA, L.; CALIL, E. Gênese da fala do personagem em contos etiológicos inventados por dois Alunos recentemente alfabetizados: o jogo entre o oral e o escrito.
Signum [Londrina]: Estudos de Linguagem, v. 20, p.122 - 150, 2017.
MENEZES, V. C. de. Da referência à referenciação. Cadernos do CNLF, v. XII, n. 12.doc. Rio de Janeiro: Cifefil, 2009. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xiicnlf/12/04.pdf. Acesso em: 27 out. 2023.
MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CALVANCANTE, M.M; RODRIGUES, B.B.; CUILLA, A. (org.) Referenciação. São Paulo: Contexto, 2022, p. 17-52.
RONCARATI, C.; SILVA, S. R. N. da. A construção da referência e do sentido: uma atividade sociocognitiva e interativa. Gragoatá, v. 21, 2006, p. 319-337.
SILVA, D. D. M. da. A gênese da referenciação-tópica em processos de escritura de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica: criação textual de alunas recém-alfabetizadas. 2015. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Letras, Maceió, 2015.
TUNES, M. da R. A referenciação anafórica na produção de narrativas infantis. 2008. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2008.