Referenciação: a repetição e a substituição lexical de personagem em contos etiológicos produzidos por recém-alfabetizados

Autores

  • Karine Luana Amorim Braga Universidade Federal de Alagoas
  • Eduardo Calil Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.134-151

Palavras-chave:

Referenciação, Cadeia anafórica, Manuscritos escolares, Recém-alfabetizados

Resumo

Esse artigo discute a referenciação lexical de personagens em contos etiológicos produzidos por estudantes do 2º ano do ensino fundamental de uma escola privada de Maceió de abril a junho de 2012. Os manuscritos escolares (Calil, 2008) analisados pertencem ao Laboratório do Manuscrito Escolar. Para a pesquisa, selecionamos 20 manuscritos, produzidos por 10 alunos no início e no fim do projeto. Para a análise, utilizamos os pressupostos da Linguística textual em relação à referenciação (Antunes, 2005; Cavalcante, 2022; Francischini, 1999; Koch, 2008; Mondada; Dubois, 2022). Os dados apontam semelhanças entre as estratégias de referenciação anafórica utilizadas no primeiro e no segundo texto. Nos manuscritos, as formas nominais mais utilizadas pelos escreventes na construção da cadeia referencial foram a repetição literal, a substituição por hiponímia e hiperonímia, expressão qualitativa e sinonímia. Os resultados evidenciam ainda a relevância do conhecimento prévio do estudante na construção da cadeia anafórica e na construção dos sentidos do texto.

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

AMORIM BRAGA, Karine Luana; CALIL, Eduardo. Referenciação: a repetição e a substituição lexical de personagem em contos etiológicos produzidos por recém-alfabetizados. Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 134–151, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.134-151. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17847. Acesso em: 13 ago. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

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