Da imagem ao texto: A construção do tópico discursivo em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201147.333-353Palavras-chave:
Processo de criação, Tópico discursivo, Relação imagem-texto, História em quadrinhosResumo
Inserido no campo de estudo da Genética Textual e assumindo como base teóricometodológica os estudos sobre manuscritos escolares e processos de escritura em ato de alunos recém-alfabetizados (CALIL, 2008, 2009), este trabalho analisa a construção do tópico discursivo (LINS, 2008) a partir da sequência de imagens oferecida por uma história em quadrinhos da Turma da Mônica. Nosso objeto de investigação é o manuscrito “O Cebolinha Atrapalhado”, escrito por duas alunas do 2º ano do Ensino Fundamental (08 anos de idade), no qual constatamos que o tópico discursivo construído ,pela interpretação das alunas é feito a partir do destaque de alguns elementos imagéticos relacionados à ação isolada do personagem e de cada quadrinho e não pela articulação narrativa entre eles.