Incorporação de gêneros textuais como expediente narrativo nas histórias em quadrinhos

Autores

  • Francisco Ednardo Pinho dos Santos Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.189-206

Palavras-chave:

Intergenericidade. Tipos de narrador. Histórias em quadrinhos

Resumo

O artigo explora, de forma interdisciplinar, conceitos do estudo de gêneros propostos pela Linguística Textual, noções afins à narratotologia e considerações de alguns estudos da semiose dos quadrinhos para postular que, nas histórias em quadrinhos, cruzamentos genéricos são um procedimento relativamente comum para a veiculação de informações narrativas. Considerando as funções atribuídas ao narrador por Fiorin; Saviolli (1996) e a noção de artrólogo proposta por Groensteen (2015), o artigo concentra-se na noção de narrador. Analisa, assim, os níveis de integração à história em quadrinhos de fragmentos textuais formalmente pertencentes a outros gêneros, estabelecendo uma escalaridade. O artigo apresenta, então, exemplos representativos das histórias em quadrinhos contemporâneas publicadas no Brasil para mostrar que a inserção de fragmentos textuais que simulam outros gêneros textuais no interior das histórias em quadrinho pode instanciar uma espécie de voz narrativa, que se pode denominar vicária, e conferir à história efeitos de verossimilhança, convidando o leitor a analisar por si mesmo dados da realidade fictícia, sem o filtro de um narrador propriamente dito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ednardo Pinho dos Santos, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professor e técnico da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza.

Downloads

Publicado

2021-04-24

Como Citar

PINHO DOS SANTOS, Francisco Ednardo. Incorporação de gêneros textuais como expediente narrativo nas histórias em quadrinhos. Revista Leitura, [S. l.], n. 68, p. 189–206, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202168.189-206. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/9361. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.