Incorporação de gêneros textuais como expediente narrativo nas histórias em quadrinhos

Autores

  • Francisco Ednardo Pinho dos Santos Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.189-206

Palavras-chave:

Intergenericidade. Tipos de narrador. Histórias em quadrinhos

Resumo

O artigo explora, de forma interdisciplinar, conceitos do estudo de gêneros propostos pela Linguística Textual, noções afins à narratotologia e considerações de alguns estudos da semiose dos quadrinhos para postular que, nas histórias em quadrinhos, cruzamentos genéricos são um procedimento relativamente comum para a veiculação de informações narrativas. Considerando as funções atribuídas ao narrador por Fiorin; Saviolli (1996) e a noção de artrólogo proposta por Groensteen (2015), o artigo concentra-se na noção de narrador. Analisa, assim, os níveis de integração à história em quadrinhos de fragmentos textuais formalmente pertencentes a outros gêneros, estabelecendo uma escalaridade. O artigo apresenta, então, exemplos representativos das histórias em quadrinhos contemporâneas publicadas no Brasil para mostrar que a inserção de fragmentos textuais que simulam outros gêneros textuais no interior das histórias em quadrinho pode instanciar uma espécie de voz narrativa, que se pode denominar vicária, e conferir à história efeitos de verossimilhança, convidando o leitor a analisar por si mesmo dados da realidade fictícia, sem o filtro de um narrador propriamente dito.

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Biografia do Autor

Francisco Ednardo Pinho dos Santos, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professor e técnico da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza.

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Publicado

2021-04-24

Como Citar

PINHO DOS SANTOS, Francisco Ednardo. Incorporação de gêneros textuais como expediente narrativo nas histórias em quadrinhos. Revista Leitura, [S. l.], n. 68, p. 189–206, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202168.189-206. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/9361. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos