Da imagem ao texto: A construção do tópico discursivo em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos

Autores/as

  • Dennys Dikson
  • Eduardo Calil

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201147.333-353

Palabras clave:

Processo de criação, Tópico discursivo, Relação imagem-texto, História em quadrinhos

Resumen

Inserido no campo de estudo da Genética Textual e assumindo como base teóricometodológica os estudos sobre manuscritos escolares e processos de escritura em ato de alunos recém-alfabetizados (CALIL, 2008, 2009), este trabalho analisa a construção do tópico discursivo (LINS, 2008) a partir da sequência de imagens oferecida por uma história em quadrinhos da Turma da Mônica. Nosso objeto de investigação é o manuscrito “O Cebolinha Atrapalhado”, escrito por duas alunas do 2º ano do Ensino Fundamental (08 anos de idade), no qual constatamos que o tópico discursivo construído ,pela interpretação das alunas é feito a partir do destaque de alguns elementos imagéticos relacionados à ação isolada do personagem e de cada quadrinho e não pela articulação narrativa entre eles.

 

DOI: https://doi.org/10.28998/rl.v1i47.916

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Biografía del autor/a

Dennys Dikson

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Letras e Linguísticas da Universidade Federal de Alagoas.

Eduardo Calil

Doutor em Linguística pela Unicamo, Professor dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguísticas e de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisador do CNPq.

Cómo citar

DIKSON, Dennys; CALIL, Eduardo. Da imagem ao texto: A construção do tópico discursivo em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 47, p. 333–353, 2013. DOI: 10.28998/2317-9945.201147.333-353. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/916. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Linguística e Ensino

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