Que Língua é essa que queremos ensinar? – Reflexões sobre conceitos de Língua em um curso de formação de professores de Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201861.43-58Resumo
Neste artigo, objetivo apresentar alguns resultados de um estudo realizado em um curso de formação continuada para professores de língua inglesa de escolas públicas. Meu principal questionamento é como os professores concebem e verbalizam o conceito de Língua e qual a relação entre o seu discurso (dizer) e a sua prática (fazer) em sala de aula. Apoio-me em teóricos que trabalham numa perspectiva crítica de formação de professores (IFA, 2006; SANTOS E IFA, 2013). Além disso, discuto conceitos de Língua numa perspectiva estruturalista e numa perspectiva sócio interacionista. Os dados foram coletados em 2014 e foram obtidos através das respostas a um questionário, planos e relatos de aula produzidos pelos professores participantes do projeto. Os resultados me permitem acreditar que a concepção de língua que os professores utilizam em suas práticas educativas faz toda diferença quando se pretende formar alunos críticos e conscientes do seu papel na sociedade.