Que Língua é essa que queremos ensinar? – Reflexões sobre conceitos de Língua em um curso de formação de professores de Língua Inglesa

Autores/as

  • Christiane Batinga Agra Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201861.43-58

Resumen

Neste artigo, objetivo apresentar alguns resultados de um estudo realizado em um curso de formação continuada para professores de língua inglesa de escolas públicas. Meu principal questionamento é como os professores concebem e verbalizam o conceito de Língua e qual a relação entre o seu discurso (dizer) e a sua prática (fazer) em sala de aula.  Apoio-me em teóricos que trabalham numa perspectiva crítica de formação de professores (IFA, 2006; SANTOS E IFA, 2013). Além disso, discuto conceitos de Língua numa perspectiva estruturalista e numa perspectiva sócio interacionista.  Os dados foram coletados em 2014 e foram obtidos através das respostas a um questionário, planos e relatos de aula produzidos pelos professores participantes do projeto. Os resultados me permitem acreditar que a concepção de língua que os professores utilizam em suas práticas educativas faz toda diferença quando se pretende formar alunos críticos e conscientes do seu papel na sociedade.

 

DOI: www.dx.doi.org/10.28998/2317-9945.2018v2n61p43-58

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-07-24

Cómo citar

BATINGA AGRA, Christiane. Que Língua é essa que queremos ensinar? – Reflexões sobre conceitos de Língua em um curso de formação de professores de Língua Inglesa. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 61, p. 43–58, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.201861.43-58. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/4271. Acesso em: 14 ago. 2024.