Articulações entre leitura, produção textual e análise linguística no ensino de jovens e adultos

Autores

  • Karla Renata de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Lívia Suassuna Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200842.17-34

Resumo

A orientação teórico-metodológica
mais recente para o ensino de português,
defendida por Geraldi (1997b), é a de que
as práticas de leitura, produção textual e
análise linguística devem estar articuladas.
No presente estudo, procuramos investigar
se e como os professores promovem essa
articulação, propondo leitura e reflexão sobre
os recursos expressivos da língua a partir da
análise da escrita dos alunos jovens e adultos.
Os resultados obtidos revelaram que algumas
articulações entre leitura e produção textual
já fazem parte da realidade da turma de EJA
observada, no entanto, a análise linguística
não é explorada nas aulas, o que limita a
aprendizagem dos alunos.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2008v2n42p17-34

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Publicado

2019-02-25

Como Citar

DE LIMA, Karla Renata; SUASSUNA, Lívia. Articulações entre leitura, produção textual e análise linguística no ensino de jovens e adultos. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 42, p. 17–34, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200842.17-34. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7153. Acesso em: 16 set. 2024.