Cisão entre língua, literatura e redação: problemas e perspectivas do ensino da língua

Autores

  • Maria Leônia Garcia Costa Carvalho Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200842.159-179

Resumo

Partindo de resultados de pesquisas sobre
o desempenho de alunos do ensino fundamental
e médio, este trabalho suscita questionamentos e
desenvolve reflexões acerca do papel da escola e do
professor de língua materna na contemporaneidade
e, ainda, da linguagem e da língua para a vida do
ser humano. As ponderações fundamentam-se
em autores como Lukács, Bakhtin, Vygotsky, entre
outros, que se aprofundaram na compreensão da
palavra e, por conseguinte, nas relações que se
estabelecem entre os homens. Propõe-se que o
docente procure valer-se do ensino da língua para
desenvolver, desde o início da aprendizagem,
o raciocínio lógico, a ordenação das ideias, as
capacidades de interpretação, de reflexão e crítica,
a estruturação de textos. Por fim, defende-se que
a escola se volte para o mundo experimentado
por seus alunos, de forma que a palavra e a
linguagem sejam as ferramentas fundamentais
para a aquisição e produção do conhecimento, para
a harmonia e o entendimento entre as pessoas,
para o estabelecimento de critérios de seleção e
interpretação das informações que circulam, enfim
para uma atuação eficaz no meio em que se vive.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2008v2n42p159-179

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Publicado

2019-02-25

Como Citar

CARVALHO, Maria Leônia Garcia Costa. Cisão entre língua, literatura e redação: problemas e perspectivas do ensino da língua. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 42, p. 159–179, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200842.159-179. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7159. Acesso em: 19 dez. 2024.