Cisão entre língua, literatura e redação: problemas e perspectivas do ensino da língua
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.200842.159-179Resumo
Partindo de resultados de pesquisas sobre
o desempenho de alunos do ensino fundamental
e médio, este trabalho suscita questionamentos e
desenvolve reflexões acerca do papel da escola e do
professor de língua materna na contemporaneidade
e, ainda, da linguagem e da língua para a vida do
ser humano. As ponderações fundamentam-se
em autores como Lukács, Bakhtin, Vygotsky, entre
outros, que se aprofundaram na compreensão da
palavra e, por conseguinte, nas relações que se
estabelecem entre os homens. Propõe-se que o
docente procure valer-se do ensino da língua para
desenvolver, desde o início da aprendizagem,
o raciocínio lógico, a ordenação das ideias, as
capacidades de interpretação, de reflexão e crítica,
a estruturação de textos. Por fim, defende-se que
a escola se volte para o mundo experimentado
por seus alunos, de forma que a palavra e a
linguagem sejam as ferramentas fundamentais
para a aquisição e produção do conhecimento, para
a harmonia e o entendimento entre as pessoas,
para o estabelecimento de critérios de seleção e
interpretação das informações que circulam, enfim
para uma atuação eficaz no meio em que se vive.