A colaboração como elemento propulsor da autoestima de aprendizes em aulas de literatura inglesa numa perspectiva da teoria da recepção

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.99-114

Keywords:

Ensino. Literatura Inglesa. Autoestima. Colaboração. Teoria da Recepção

Abstract

Textos literários funcionam como instrumentos para motivar a leitura. Indagamos, todavia, se os cursos de Literatura de Língua Inglesa têm conseguido despertar o aluno para a potencialidade das narrativas literárias. Esse questionamento nos leva a refletir sobre um possível caminho para incentivar o aluno à leitura das obras literárias em língua inglesa. Esta pesquisa analisa aulas de Literatura Inglesa de um professor da Universidade Estadual de Goiás, em 2019. Para tanto, retomamos a teoria sociocultural, os princípios da Abordagem Colaborativa, teorias sobre a autoestima e a Teoria da Recepção. Para a geração dos dados, usamos questionários e entrevistas com os acadêmicos e com o professor. Os resultados indicam que a abordagem colaborativa, juntamente com Teoria da Recepção, torna-se uma abordagem produtiva a ser usada em sala de aula por contribuir, de forma sistemática, para o aumento da autoestima e, consequentemente, para o processo de ensino-aprendizagem de Literaturas de Língua Inglesa. 


[1] Este estudo é parte do projeto “Estudo sobre os efeitos da colaboração no processo de ensino-aprendizagem de línguas em contextos presenciais e virtuais”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás, conforme Parecer n. 2.363.676. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Evandro Rosa de Araújo, Universidade Estadual de Goiás

Campus Jussara

Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás

Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Faculdade de Letras, UFG

Neuda Alves do Lago, Universidade Federal de Goiás

Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Faculdade de Letras da UFG

Published

2020-12-15

How to Cite

ARAÚJO, Evandro Rosa de; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; LAGO, Neuda Alves do. A colaboração como elemento propulsor da autoestima de aprendizes em aulas de literatura inglesa numa perspectiva da teoria da recepção. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 99–114, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.99-114. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10819. Acesso em: 18 nov. 2024.

Issue

Section

Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)