Programa de Inovação Educação Conectada: uma oportunidade para o mundo da leitura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202272.19-34

Abstract

O artigo busca debater os fundamentos do Programa de Inovação Educação Conectada, lançado em 2018 pelo governo federal brasileiro, como uma ação de Estado que visa a fornecer internet de banda larga a todas as escolas públicas até o ano de 2024. O Programa alia-se à estratégia de aplicação do Plano Nacional de Educação e de construção de competências propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que preconizam o uso pelo professor das ferramentas das Tecnologias de Informação e Comunicação em suas ações pedagógicas. Para além dos aspectos ordinários que serão impactados no ambiente escolar, propõe-se aqui que o referido Programa também pode ser concebido como uma janela de oportunidades para a construção de um leitor conectado ao mundo virtual, em razão de a maioria dos estudantes das escolas públicas – principalmente nas pequenas cidades do país, onde o acesso à leitura é geralmente através do livro didático –, poderem ter acesso a uma gama de produções escritas, livros virtuais, microblogs, blogs, vlogs e redes sociais mediados pela língua escrita. A base teórica assenta-se, entre outros, sobre reflexões realizadas por BOMBINI (2008), LAFARGE & SEGRÉ (2010), DOMINGOS (2015) e CERRILLO (2016).

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Author Biographies

João Claudio Arendt, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Letras pela PUCRS com estágio pós-doutoral na Universidade Livre de Berlim.

Roque Nunes da Cunha, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Aluno de doutorado do PPGLetras da UFMS

Published

2022-04-29

How to Cite

ARENDT, João Claudio; NUNES DA CUNHA, Roque. Programa de Inovação Educação Conectada: uma oportunidade para o mundo da leitura. Revista Leitura, [S. l.], n. 72, p. 19–34, 2022. DOI: 10.28998/2317-9945.202272.19-34. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/12401. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Estudos Linguísticos