Programa de Inovação Educação Conectada: uma oportunidade para o mundo da leitura
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202272.19-34Abstract
O artigo busca debater os fundamentos do Programa de Inovação Educação Conectada, lançado em 2018 pelo governo federal brasileiro, como uma ação de Estado que visa a fornecer internet de banda larga a todas as escolas públicas até o ano de 2024. O Programa alia-se à estratégia de aplicação do Plano Nacional de Educação e de construção de competências propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que preconizam o uso pelo professor das ferramentas das Tecnologias de Informação e Comunicação em suas ações pedagógicas. Para além dos aspectos ordinários que serão impactados no ambiente escolar, propõe-se aqui que o referido Programa também pode ser concebido como uma janela de oportunidades para a construção de um leitor conectado ao mundo virtual, em razão de a maioria dos estudantes das escolas públicas – principalmente nas pequenas cidades do país, onde o acesso à leitura é geralmente através do livro didático –, poderem ter acesso a uma gama de produções escritas, livros virtuais, microblogs, blogs, vlogs e redes sociais mediados pela língua escrita. A base teórica assenta-se, entre outros, sobre reflexões realizadas por BOMBINI (2008), LAFARGE & SEGRÉ (2010), DOMINGOS (2015) e CERRILLO (2016).Downloads
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Published
2022-04-29
How to Cite
ARENDT, João Claudio; NUNES DA CUNHA, Roque. Programa de Inovação Educação Conectada: uma oportunidade para o mundo da leitura. Revista Leitura, [S. l.], n. 72, p. 19–34, 2022. DOI: 10.28998/2317-9945.202272.19-34. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/12401. Acesso em: 19 dec. 2024.
Issue
Section
Estudos Linguísticos