Ação docente responsiva ativa e pesquisa de auto-observação na perspectiva da linguística aplicada
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.375-388Resumen
Tomado o caráter problematizador dado pela contemporaneidade à Linguística Aplicada, proponho, neste artigo, uma discussão sobre a ação docente responsiva ativa (SILVA JÚNIOR; ZOZZOLI, 2020), de modo a frisar a relevância social da pesquisa de auto-observação na atuação do professor de línguas como um investigador de sua própria prática. A articulação teórico-prática que desenvolvo relaciona a Análise Dialógica do Discurso (ADD) a teorias vinculadas ao ensino e à formação docente. Apropriando-me da noção de acabamento (MEDVEDEV, 2012), destaco que estudos e pesquisas precisam problematizar mais efetivamente a formação dos professores de línguas, os quais, por meio da auto-observação, podem responder às demandas sociais com práticas dialógicas que agreguem reflexão e ação (FREIRE, 2010), como quer uma Linguística Aplicada responsiva e responsável.