Uma perspectiva textual para o ensino de sequência em interação digital: um olhar reflexivo para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – SPAECE
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202375.77-94Resumen
Este artigo apresenta reflexões teórico-práticas para o ensino das sequências narrativa e argumentativa visando ao Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE). Sob a perspectiva teórica da Linguística Textual (ADAM, 2019; CAVALCANTE; BRITO, 2020; MARCUSCHI, 2008; XXX, 2022), este trabalho apresenta possibilidades de ensino e aprendizagem com interação em contexto digital relacionadas a dois descritores relativos a procedimentos de leitura: identificar o tema ou assunto de um texto e distinguir fato de opinião relativa ao fato. A abordagem metodológica é teórico-prática, na medida em que discutimos aspectos teóricos sobre as sequências narrativa e argumentativa e analisamos exemplos de gêneros diversos que podem ser discutidos em sala de aula visando o trabalho com a avaliação externa SPAECE. Nas discussões apresentadas, propomos que o ensino de leitura, sobretudo nas aulas em que se trabalham os descritores em questão, esteja relacionado ao estudo das sequências narrativa e argumentativa.