Uma perspectiva textual para o ensino de sequência em interação digital: um olhar reflexivo para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – SPAECE

Auteurs-es

  • Isabel Muniz Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Sâmia Araújo dos Santos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisca Verônica de Carvalho Leal Secretaria de Educação do Município de Fortaleza (CE)
  • Virgínia de Fátima da Silva Ferreira Secretaria de Educação do Município de Fortaleza (SME)

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202375.77-94

Résumé

Cet article présente des réflexions théoriques et pratiques pour l'enseignement des séquences narrative et argumentative destinées au Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE). Dans la perspective théorique de la Linguistique Textuelle (ADAM, 2019; CAVALCANTE; BRITO, 2020; MARCUSCHI, 2008; XXX, 2022), cet article présente des possibilités d'enseignement et d'apprentissage avec interaction en contexte numérique liées à deux descripteurs relatifs aux procédures de lecture: identifier le thème ou le sujet d'un texte et distinguer le fait de l'opinion concernant le fait. L'approche méthodologique est théorique et pratique, puisque nous discutons des aspects théoriques sur les séquences narratives et argumentatives et analysons des exemples de différents genres qui peuvent être proposés en classe afin de travailler avec l'évaluation externe SPAECE. Dans les discussions présentées, nous proposons que l'enseignement de la lecture, surtout dans les classes où l'on travaille les descripteurs en question, soit lié à l'étude des séquences narratives et argumentatives.

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Bibliographies de l'auteur-e

Isabel Muniz Lima, Universidade Federal de Alagoas

Professora na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Fale/UFAL). Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em cotutela pela Universidade Nova de Lisboa (NOVA). Membro dos grupos de pesquisa Protexto (UFC), Gramática & Texto (NOVA) e Gedeall (UFAL).

Sâmia Araújo dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do grupo de pesquisa Protexto (UFC).

Francisca Verônica de Carvalho Leal, Secretaria de Educação do Município de Fortaleza (CE)

Professora da Secretaria de Educação do Município de Fortaleza (SME). Especialista em Argumentação e Oratória (Barão de Mauá). Mestranda pelo Programa Profissional em Letras -PROFLETRAS- Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do grupo de pesquisa Protexto (UFC).

Virgínia de Fátima da Silva Ferreira, Secretaria de Educação do Município de Fortaleza (SME)

Professora da Secretaria de Educação do Município de Fortaleza (SME). Especialista em Linguística Textual e Ensino (UFRN). Mestranda pelo Programa Profissional em Letras - ProfLetras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro dos grupos de pesquisa Protexto (UFC) e Pralit (UFC).

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Publié-e

2023-04-28

Comment citer

MUNIZ LIMA, Isabel; ARAÚJO DOS SANTOS, Sâmia; DE CARVALHO LEAL, Francisca Verônica; DE FÁTIMA DA SILVA FERREIRA, Virgínia. Uma perspectiva textual para o ensino de sequência em interação digital: um olhar reflexivo para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – SPAECE. Revista Leitura, [S. l.], n. 75, p. 77–94, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202375.77-94. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14680. Acesso em: 19 déc. 2024.