Formação crítico-reflexiva de professores mediada por filmes

Autores/as

  • Mônica Ferreira Mayrink Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201453.181-207

Resumen

Este artigo relata um estudo que
descreve e interpreta o fenômeno da formação
crítico-reflexiva de professores mediada por filmes,
com base na experiência vivida na disciplina
A Escola no cinema: reflexão sobre a prática
pedagógica a partir de filmes. A pesquisa foi
fundamentada teoricamente nos trabalhos de
Dewey, Schön, Freire e Vygotsky, entre outros,
para compreender o papel dos filmes como
signos mediadores no desenvolvimento críticoreflexivo
do professor. Metodologicamente, a
pesquisa se apoiou na Abordagem Hermenêutico-
Fenomenológica (van Manen, 1990). A
interpretação dos textos revela que o fenômeno
em foco se estrutura em torno de quatro
temas: Conceitos, Questionamentos, Buscas e
Transformações.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2014v1n53p181-207

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Biografía del autor/a

Mônica Ferreira Mayrink, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas.

Publicado

2019-01-16

Cómo citar

MAYRINK, Mônica Ferreira. Formação crítico-reflexiva de professores mediada por filmes. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 53, p. 181–207, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.201453.181-207. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/6929. Acesso em: 19 dic. 2024.