Imagens contemporâneas do formador do professor de Língua Portuguesa

Autori

  • Claudia Rosa Riolfi Universidade de São Paulo
  • Émerson de Pietri Universidade de São Paulo
  • Valdir Heitor Barzotto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200842.67-85

Abstract

O presente trabalho visa a investigar a
imagem de professor universitário formador do professor
de Língua Portuguesa que pode ser depreendida de
editais de concursos para ingresso na carreira docente,
em cursos de Licenciatura em Letras de Universidades
públicas brasileiras. Tomamos como objeto de análise
dois editais de concursos, publicados em 2007, que
regulamentaram as ações de ingresso na carreira
docente de universidades públicas, uma localizada na
Região Centro-Oeste e outra na região Sul. Buscamos
responder a duas questões: a) O que significa explicitar
a palavra "ensino" em um programa de concurso?; e b)
O que significa explicitar o nome de uma disciplina em
um programa de concurso? Concluímos que diferentes
sentidos - produzidos em relações caracterizadas
pela consonância, dissonância, ou mesmo pela
contraposição - podem ser atribuídos ao formador, num
determinado momento histórico.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2008v2n42p67-85

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2019-02-25

Come citare

RIOLFI, Claudia Rosa; DE PIETRI, Émerson; BARZOTTO, Valdir Heitor. Imagens contemporâneas do formador do professor de Língua Portuguesa. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 42, p. 67–85, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200842.67-85. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7155. Acesso em: 18 nov. 2024.