Repensando o certo e o errado - as bases epistêmicas da sóciocognição na escola

Autores/as

  • Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200842.203-235

Resumen

Trabalhos que discutem a validação dos
saberes veiculados pela escola em cotejo com o
saber cotidiano dos alunos reivindicam a equivalência
qualitativa entre os conteúdos escolares e as
informações que os alunos agregam em suas vidas
diárias. Tais estudos também propõem práticas de
letramento que estabeleçam ligações entre esses
dois universos de experiência. Numa perspectiva
epistêmica da hipótese socio-cognitiva, é possível
assumir essas postulações, propondo-se verificar,
com isso, como os alunos cognizam relativamente
aos seus domínios de conhecimento, e como os
agentes escolares, exemplificados neste artigo pelo
livro didático, reconhecem as realidades que os
alunos constroem e revelam em sala de aula.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2008v2n42p203-235

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Publicado

2019-02-25

Cómo citar

GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela. Repensando o certo e o errado - as bases epistêmicas da sóciocognição na escola. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 42, p. 203–235, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200842.203-235. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7161. Acesso em: 19 dic. 2024.