Práticas e desafios na abordagem da leitura de textos literários em inglês como língua adicional

Auteurs-es

  • Jéssica Alberti Giaretta Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Athany Gutierres Universidade Federal da Fronteira Sul

Résumé

Este estudo investiga a abordagem de textos literários em aulas de inglês como língua adicional no Ensino Médio. O objetivo principal foi analisar se e como a leitura de textos literários é desenvolvida no nível Médio de ensino da educação básica de Chapecó (SC), de acordo com o que orientam a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e o Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense – CBTCem (2021). Realizamos entrevistas com 19 professores da rede estadual por meio de um questionário estruturado contendo perguntas abertas e fechadas sobre o perfil sociodemográfico dos participantes, a abordagem de textos literários em língua inglesa, o conhecimento dos professores sobre os documentos orientadores e depoimentos sobre suas práticas docentes. Foram realizadas análises quantitativas (R Core Team, 2022) e qualitativas, esta pelo método de análise de conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados indicam que 89,5% (n=17) dos professores declararam abordar textos literários em inglês em suas aulas, tanto autênticos quanto adaptados. Entretanto, muitas são as dificuldades encontradas pelos professores para garantir a realização deste trabalho com qualidade, de modo a assegurar os benefícios que a leitura literária proporciona, conjugados à aprendizagem de língua inglesa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Jéssica Alberti Giaretta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Estudos Linguísticos (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS). Professora de língua inglesa na rede de ensino básico de Chapecó, SC. 

Athany Gutierres, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS). 

Références

ATAÍDE, Dayse Paulino. Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa: desencontros entre teoria e prática. Revista X, Curitiba. v. 1, n.0 p.118 – 137, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro, 3° reimp. da 1° edição de 2016. São Paulo: edições 70, 2016. ISBN 978-85-62938-04-7

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 02/02/2024

CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. In: Vários escritos. 5a ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, p 170 – 193, 2011.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: _______. Textos de intervenção. Seleção, apresentações e notas de Vinicius Dantas. SP: Duas Cidades; Editora 34, 2022.

CARDOSO, Maria Verônica Tavares Neves. A literatura em língua inglesa, via adaptações, no ensino médio público: leituras plurais e (multi) letramentos literários. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós- graduação em Letras da Universidade Federal de Maringá, Maringá – PR, 2021.

CHANDRA, Deepak. O espaço da literatura no ensino de língua estrangeira. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

CORDEIRO, Roselaine de Lima; PRIGOL, Valdir. A leitura como relação. Scripta, v.26, n.56, p.17-28, 1° quadrimestre de 2022.

FAUSTINO, Bruna Francinett Barroso; CAMPOS, Sulemi Fabiano. Da leitura subjetiva para a leitura rigorosa: um caminho para abordar leitura na Educação Básica. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 03, p. 65-81, set-dez. 2021.

GARCIA, Isabela Feitosa Lima. Práticas de leitura literária em língua inglesa para a melhora da compreensão leitora de alunos de ensino médio de uma escola pública de Quixadá. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

GIARETTA, Jessica Alberti. Abordagem da leitura de textos literários em aulas de inglês como língua adicional no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó/SC, 2023.

GRIES, Stefan, Thomas, 1970 – Estatística com R para linguística: uma introdução prática/ Stefan Th. Gries. Organizadora: Heliana R. Mello; Tradução: Heliana R. Mello [et.al] – Belo Horizonte: FALE/ UFMG, 2019

GUTIERRES, Athany. A mediação docente como estratégia para o aprimoramento da competência leitora. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2010.

LIMA, Adria Kezia Campos; LAGO, Neuda Alves. A literatura no ensino de Língua Inglesa: uma abordagem interacionista. Domínios de Linguagem, Uberlândia, vol. 18, 2023.

OLIVEIRA, Raquel Martins. Ensino de inglês e (des)estímulo à leitura

literária: um estudo de caso sobre os discursos oficiais e a prática do

ensino médio. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística). Programa de Pós- Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.

OLIVEIRA, Raquel Martins; LAGO, Neuda Alves. Literatura nas aulas de inglês língua estrangeira no contexto educacional brasileiro. Revista Terceira Margem, Rio de Janeiro, v.24, n44, 2020.

PETTIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2ª ed. Tradução Celina Olga De Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.

R CORE TEAM. R: A Language and environment for statistical computing. R Foundation for statistical computing. Vienna - Austria, 2022

RAMOS, Flávia Brocchetto; GUTIERRES, Athany; KICH, Morgana. Filosofia e literatura: diálogo motivado a partir de Platão e Tchekhov. Educação, Porto Alegre,l v. 34, n. 3, p. 317-323, set./dez. 2011.

SANTANA, Juliana Silva; KUPSKE, Felipe Flores. De Língua Estrangeira À Língua Franca E Os Paradoxos In-between: (Tensionando) O Ensino De Língua Inglesa À Luz Da BNCC. Revista X, Curitiba. v. 15, n. 5, p. 146-171, 2020.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://www.cee.sc.gov.br/index.php/downloads/documentos-diversos/curriculo-base-do-territorio-catarinense Acesso em: 02/02/2024.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani. A escolarização da leitura literária. O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

VIEIRA FILHO, Vanderlei José Valim; GONÇALVES, Fábio Peres. Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 39, e87137, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.87137

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. Tradução: Rodolfo Ilari, Mayumi Ilari. Editora Contexto. São Paulo, 2019. ISBN: 978-85-520-0144-7

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, Porto Alegre. v.1, n.14, p.11-22, dez. 2008.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-14

Comment citer

GIARETTA, Jéssica Alberti; GUTIERRES, Athany. Práticas e desafios na abordagem da leitura de textos literários em inglês como língua adicional. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 616–631, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17365. Acesso em: 19 déc. 2024.