Práticas e desafios na abordagem da leitura de textos literários em inglês como língua adicional

Autori

  • Jéssica Alberti Giaretta Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Athany Gutierres Universidade Federal da Fronteira Sul

Abstract

Este estudo investiga a abordagem de textos literários em aulas de inglês como língua adicional no Ensino Médio. O objetivo principal foi analisar se e como a leitura de textos literários é desenvolvida no nível Médio de ensino da educação básica de Chapecó (SC), de acordo com o que orientam a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e o Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense – CBTCem (2021). Realizamos entrevistas com 19 professores da rede estadual por meio de um questionário estruturado contendo perguntas abertas e fechadas sobre o perfil sociodemográfico dos participantes, a abordagem de textos literários em língua inglesa, o conhecimento dos professores sobre os documentos orientadores e depoimentos sobre suas práticas docentes. Foram realizadas análises quantitativas (R Core Team, 2022) e qualitativas, esta pelo método de análise de conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados indicam que 89,5% (n=17) dos professores declararam abordar textos literários em inglês em suas aulas, tanto autênticos quanto adaptados. Entretanto, muitas são as dificuldades encontradas pelos professores para garantir a realização deste trabalho com qualidade, de modo a assegurar os benefícios que a leitura literária proporciona, conjugados à aprendizagem de língua inglesa.

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Biografie autore

Jéssica Alberti Giaretta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Estudos Linguísticos (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS). Professora de língua inglesa na rede de ensino básico de Chapecó, SC. 

Athany Gutierres, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS). 

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Pubblicato

2024-12-14

Come citare

GIARETTA, Jéssica Alberti; GUTIERRES, Athany. Práticas e desafios na abordagem da leitura de textos literários em inglês como língua adicional. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 616–631, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17365. Acesso em: 19 dic. 2024.