Refletindo sobre metodologias do ensino de Língua Portuguesa em Penedo - AL: um estudo em escolas públicas e privadas

Auteurs-es

  • Aldo Matheus Nascimento Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Daiana Mércia de Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Eliane Vitorino de Moura Oliveira Universidade Federal de Alagoas - Arapiraca

Résumé

Esta pesquisa tem como objetivo central refletir sobre as metodologias do ensino Língua Portuguesa (LP) no município de Penedo - AL a partir de uma investigação em escolas públicas e privadas sobre o que pensam e acreditam os/as docentes dessa cidade. Para tanto, adota uma metodologia de abordagem qualitativa (Flick, 2009; Bortoni-Ricardo, 2008), de caráter intervencionista. O corpus de análise é formado pelas respostas dadas pelos docentes a treze perguntas, entre questões objetivas e discursivas. Além disso, o trabalho está embasado teoricamente por autores/as como Antunes (2007; 2014), Bortoni-Ricardo (2005), Franchi (1991) e Geraldi (1984), que apresentam considerações relevantes e discutem sobre o ensino de LP no Brasil, apresentam a tríade texto, gramática e análise linguística, bem como apontam os principais desafios no âmbito do ensino. Como resultados, tem-se que as respostas dos questionários dos/as docentes, tanto da rede pública como da privada, são semelhantes no que tange à utilização de metodologias contextualizadas, isto é, aquelas que possuem como foco o texto, e metodologias tradicionais e contextualizadas em um único bloco. Isso revela, portanto, que as duas redes compartilham (in)diretamente sobre algumas atitudes e sobre o que acreditam em relação ao ensino de LP no município ribeirinho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Aldo Matheus Nascimento Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Letras - Língua Portuguesa (2023) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca/Sede. Especialista (2024) em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho (CEAD/UFPI) e em Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Artes (FAVENI). 

Daiana Mércia de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura PPGLL/FALE/UFAL.

Eliane Vitorino de Moura Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - Arapiraca

Docente na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no Curso de Letras - Língua Portuguesa - Campus Arapiraca/Sede e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLL/FALE/UFAL. Membro dos grupos de pesquisa DALLT e GEDEALL. 

Références

ANTUNES, Irandé. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola, 2014.

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

BARBOSA, Afranio Gonçalves. Saberes gramaticais na escola. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo (Orgs.). Ensino de gramática: descrições e uso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 31-54.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

CALLOU, Dinah. Gramática, variação e normas. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo (Orgs.). Ensino de gramática: descrições e uso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 13-29.

FARACO, Carlos Alberto. As sete pragas do ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura & produção. 2. ed. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 17-24.

FLICK, Uew. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRANCHI, Carlos. Criatividade e gramática. São Paulo: SE/CENP, 1991.

FONSECA, Maria Nilma Goes da; GERALDI, João Wanderley. O circuito do livro e a escola. In: GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura & produção. 2. ed. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 93-108.

GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura & produção. 2. ed. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 41-48.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

PARASURAMAN, Ananthanarayanan. Marketing research. 2. ed. New York: Addison Wesley Publishing Company, 1991.

PAULIUKONIS, Maria Aparecida. O texto e o contexto. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo (Orgs.). Ensino de gramática: descrições e uso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 239-258.

POSSENTI, Sírio. Gramática e política. In: GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura & produção. 2. ed. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 31-40.

SILVA, Suziane Oliveira Porto; VITÓRIO, Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório. Variação tu e você na posição de sujeito em Coité do Nóia/AL. Signum: estudos da linguagem, Londrina, v. 22, n. 3, p. 205-226, 2019. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/37683/28172. Acesso em: 31 maio. 2024.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-14

Comment citer

NASCIMENTO SILVA, Aldo Matheus; SOUZA, Daiana Mércia de; VITORINO DE MOURA OLIVEIRA, Eliane. Refletindo sobre metodologias do ensino de Língua Portuguesa em Penedo - AL: um estudo em escolas públicas e privadas . Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 600–615, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17999. Acesso em: 19 déc. 2024.