Refletindo sobre metodologias do ensino de Língua Portuguesa em Penedo - AL: um estudo em escolas públicas e privadas
Résumé
Esta pesquisa tem como objetivo central refletir sobre as metodologias do ensino Língua Portuguesa (LP) no município de Penedo - AL a partir de uma investigação em escolas públicas e privadas sobre o que pensam e acreditam os/as docentes dessa cidade. Para tanto, adota uma metodologia de abordagem qualitativa (Flick, 2009; Bortoni-Ricardo, 2008), de caráter intervencionista. O corpus de análise é formado pelas respostas dadas pelos docentes a treze perguntas, entre questões objetivas e discursivas. Além disso, o trabalho está embasado teoricamente por autores/as como Antunes (2007; 2014), Bortoni-Ricardo (2005), Franchi (1991) e Geraldi (1984), que apresentam considerações relevantes e discutem sobre o ensino de LP no Brasil, apresentam a tríade texto, gramática e análise linguística, bem como apontam os principais desafios no âmbito do ensino. Como resultados, tem-se que as respostas dos questionários dos/as docentes, tanto da rede pública como da privada, são semelhantes no que tange à utilização de metodologias contextualizadas, isto é, aquelas que possuem como foco o texto, e metodologias tradicionais e contextualizadas em um único bloco. Isso revela, portanto, que as duas redes compartilham (in)diretamente sobre algumas atitudes e sobre o que acreditam em relação ao ensino de LP no município ribeirinho.
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Références
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