Responsividade e ato responsável em sala de aula: uma experiência com alunos de uma comunidade de baixa renda em Maceió, Alagoas
DOI :
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201555.9-22Mots-clés :
Responsividade, Sala de Aula, Ato Responsável.Résumé
O presente trabalho é uma reflexão oriunda de um contexto de ensino aprendizagem de língua portuguesa com alunos pertencentes a comunidades de baixa renda na cidade de Maceió, Alagoas. A partir do conceito de atitude responsiva ativa (BAKHTIN, 2003), (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006) e de ato responsável (BAKHTIN, 2010), analisamos a produção de uma aluna em atividade de leitura e produção de textos. A partir dessa análise, concluímos que uma conduta metodológica adequada do professor de língua materna subjacente a uma concepção de língua e leitura dialógica podem transformar o contexto de sala de aula num espaço promotor de desenvolvimento ou aprimoramento da responsividade, configurando-se como um ato responsável.