Ensino e aprendizagem de leitura: leitura integrativa e políticas cognitivas e(m) livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.39-54Parole chiave:
Leitura. Livros Didáticos. Políticas cognitivas. Linguística Aplicada. Educação LinguísticaAbstract
Neste artigo, procuro discutir como o tema das políticas cognitivas pode contribuir para o debate sobre o ensino de leitura na escola brasileira. Com base em uma perspectiva cartográfica, que recolhe resultados de pesquisas, exemplos de livros didáticos e minha experiência como professor-pesquisador, parto do debate sobre Educação Linguística no enquadre teórico-ético da Linguística Aplicada e busco nos conceitos de Leitura Integrativa e de Políticas Cognitivas referenciais para discutir as bases que sustentam a leitura na escola. Sem buscar generalizações, como exemplos, trago atividades de livros didáticos, tomando-os como metonimizadores das expectativas que a escola coloca sobre professores e alunos. A abordagem aqui construída pretende contribuir para irmos, no debate sobre o ensino de leitura, além da discussão sobre os textos que circulam no tempo-espaço escolar, sendo necessária também a análise das atividades de leitura trazidas nos materiais, pois elas constroem modelos de leitura e perfis de leitores.