Desempregados brasileiros, uni-vos na empreendedora informalidade
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202376.47-62Abstract
Este artigo analisa como narrativas discursivas, de empresas midiáticas brasileiras, tentam construir, através de reportagens, sentidos sobre desemprego, orientá-los como efeitos de culpabilização dos trabalhadores por sua situação de desemprego. Mais ainda, coloca-se como evidência de sentidos que o triunfo contra o desemprego está no empenho em empreender, tornar-se proletário de si, ao modo sujeito-empresa, mesmo que por meio da informalidade. Para tanto, nos fundamentamos na análise do discurso materialista, de base francesa, bem como nas teorias sociais de Dardot e Laval (2017) acerca do surgimento de discursos, de perspectiva neoliberal, em que o sujeito trabalhador deve assumir-se como empresa, em uma condição ética e de razão de existência no mundo do capital. Assim, partimos da análise discursiva de seis reportagens produzidas entre 2017 e 2019, para compreendermos esse fenômeno discursivo.