Os discursos feministas nas estratégias de legitimação de anúncios publicitários de produtos beleza para mulheres: uma investigação crítica do discurso
Parole chiave:
Feminist discourses, Beauty product advertising, Discursive construction of legitimation, Critical Discourse AnalysisAbstract
Fundamentado no arcabouço teórico-metodológico construído no seio dos Estudos Críticos do Discurso (ECD), especialmente em sua vertente Dialético-Relacional (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 2003; 2010), o presente trabalho tem o objetivo de investigar como os discursos feministas estão sendo mobilizados pelas estratégias de legitimação de anúncios publicitários de produtos de beleza voltados para o público feminino. Para tanto, analisamos a campanha publicitária Mulheres que Amamos, da marca de produtos de beleza Quem disse Berenice?, divulgada entre no final de fevereiro e o início de março de 2021. A análise discursiva fundamentou-se na categoria teórico-analítica construção discursiva da legitimação (van Leeuwen, 2007; 2008) e nos permitiu verificar como as marcas manipulam os discursos feministas para validar o consumo de maquiagem por mulheres que se identificam com os ideais desse ativismo.
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