A língua como instituição social: contribuições de Ferdinand Saussure

Autores

  • Aurineide Profírio Barros Correia Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Alexandre Henrique Barros Correia Universidade Estácio de Sá - Alagoas
  • Antônio Carlos Santos de Lima Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
  • Sidiane Ferreira Batista Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202377.5-18

Resumo

Neste artigo busca-se refletir sobre a natureza social da língua no pensamento saussuriano. Para essa finalidade, considera-se a concepção de língua como instituição social assumida por Saussure, diferenciando-a da concepção assumida por William Dwight Whitney (1827-1824) - linguista norte-americano. Essa discussão se justifica a partir da necessidade de reavaliar a atualidade do pensamento saussuriano e a sua produtividade no cenário contemporâneo das investigações das ciências da linguagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza bibliográfica, cujas análises estão fundamentadas no Curso de Linguística Geral (2012 [1916]) e em Notas para um artigo sobre Whitney, publicadas nos Escritos de Linguística Geral (2004), organizados e editados por Simón Bouquet e Rudolf Engler. Após a análise, constatamos que Saussure ainda lidava com incertezas epistemológicas essenciais para a formulação da sua teoria, evidenciando as especificidades da língua como atividade que se situa no nível do inconsciente, impossibilitando seus deslocamentos de valor diante da vontade individual e ou coletiva de forma geral e repentina. Nessa perspectiva, considerava a língua uma instituição sem análogo, visto que a sua natureza é dupla.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurineide Profírio Barros Correia, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Especialista em Proeja pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). É integrante dos Grupos de Pesquisa Educação, Linguagens e Tecnologias (GPELT-CNPq/IFAL); do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagens de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL) e do Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Diversidade (GEDIC/CNPq/UFAL).

 

Alexandre Henrique Barros Correia, Universidade Estácio de Sá - Alagoas

Licenciando em Letras/Português pela Universidade Estácio de Sá - Alagoas, Licenciado em Filosofia pela mesma Universidade, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário CESMAC e Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Alagoas.

Antônio Carlos Santos de Lima, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), na educação básica e na superior. Docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL), Campus Benedito Bentes, do curso de Especialização em Linguagem e Práticas Sociais, campus Murici. Possui graduação em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). É mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras (FALE) da UFAL. É doutor pelo mesmo Programa (PPGLL/FALE/UFAL). Lidera o Grupo de Pesquisa GPELT-CNPq/IFAL e é integrante dos Grupos de Estudos GEDEALL/CNPq/UFAL,  GPEPT/CNPq/IFAL e do GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA) da ANPOLL.

Sidiane Ferreira Batista, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestra em Linguística pela mesma Universidade. Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e em Educação a Distância pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador (FTC-EAD). Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).  É integrante do Grupo de Pesquisa GPELT-CNPq/IFAL) e do Grupo de Estudos GEDEALL/CNPq/UFAL.

 

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

PROFÍRIO BARROS CORREIA, Aurineide; BARROS CORREIA, Alexandre Henrique; SANTOS DE LIMA, Antônio Carlos; FERREIRA BATISTA, Sidiane. A língua como instituição social: contribuições de Ferdinand Saussure . Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 77, p. 5–18, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202377.5-18. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15072. Acesso em: 14 ago. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos